Prefeitura entrega novas instalações da Escola Municipal dos Autistas à comunidade escolar

Reivindicada pela comunidade para ser um espaço de formação e inclusão às crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Escola Professora Olga Caetano Dias teve sua construção iniciada na gestão do ex-prefeito Luciano Azevedo, e foi concluída pelo prefeito, Pedro Almeida, que fez a entrega oficial da instituição

Os espaços escolares são ambientes essenciais para o desenvolvimento de todas as crianças e adolescentes. No caso daquelas que estão no Transtorno do Espectro Autista (TEA), esses locais são fundamentais também para garantir a socialização, a aquisição de habilidades e, claro, o aprendizado curricular. Por isso, a Prefeitura de Passo Fundo estruturou um espaço moderno, acolhedor e projetado para atender as demandas pedagógicas e psicossociais destes estudantes: a Escola Municipal dos Autistas (EMAU) Professora Olga Caetano Dias.

A obra, iniciada na gestão do ex-prefeito Luciano Azevedo, foi inaugurada neste sábado (08) e entregue, oficialmente, pelo prefeito Pedro Almeida, em uma cerimônia marcada pela emoção dos familiares, alunos e professores que atuam na instituição. “Quando o então prefeito Luciano decidiu autorizar a obra da nova Escola dos Autistas, deu um passo importante na direção da construção de um ambiente escolar inovador e focado na qualidade do ensino das crianças e adolescentes no espectro autista. Um gesto de um homem público que sempre acreditou e defendeu a educação. Hoje, nós entregamos estas instalações para a comunidade escolar com a certeza de que estamos transformando a vida destas pessoas”, disse Pedro.

O prefeito comentou ainda que a sede própria da Escola inaugura também um novo momento para a educação municipal e que a realização dessa obra demonstra o quanto é importante o trabalho coletivo em prol de ações para o desenvolvimento de Passo Fundo. "Precisamos dessa mobilização de todos para fazermos avançar os projetos que vão garantir melhorias para nosso município", reiterou.

Resultado também da mobilização dos pais que compõem a Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA), a construção da Escola Professora Olga Caetano Dias é uma conquista para as famílias. De acordo com o presidente da entidade, Emerson Drebes, a inauguração da obra reflete um sonho de mais de 20 anos. “Nós já passamos por diversos locais alugados e esta Escola, em sede própria, significa muito para todos nós. Ela foi projetada para atender as demandas e possibilitar que cada aluno com autismo possa ter o seu potencial explorado ao máximo”, comentou Drebes, acrescentando que os trabalhos desenvolvidos na Escola são fundamentais para a inserção social desta população. “Muitos dos autistas que estão incluídos em diferentes espaços da sociedade encontraram na EMAU um espaço de interação e aprendizagem de diferentes habilidades, permitindo que eles se adaptassem aos diferentes cenários. A palavra que resume o sentimento de todos aqui é gratidão”.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, destacou que a obra da Escola dos Autistas é um modelo que reforça o compromisso de Passo Fundo como uma Cidade Educadora. A diretora da EMAU, Fabiane Placedino, também disse que a entrega das novas instalações da Escola é a concretização de um sonho para todos aqueles que defendem e trabalham com a proposta de uma educação inclusiva e diversa.

Ao prefeito Pedro, Fabiane, acompanhada dos alunos Ruan Kopp Caciano e Arthur Batista da Silva, entregou um desenho feito pelos estudantes e que refletem a visão deles sobre o espaço escolar. Um dos desenhos, disse Fabiane, é endereçado ao ex-prefeito Luciano, que acolheu a demanda dos pais e familiares da AUMA. “Todos tem um papel importante na concretização desta Escola. Os desenhos feitos e entregues pelo Ruan e pelo Arthur demonstram o carinho e a gratidão com o nosso Executivo”, observou a diretora da Escola.

Mãe do Davi, de seis anos, Gabriela Coelho estava animada com as novas instalações da Escola. "Meu filho estuda na EMAU desde os três anos e o desenvolvimento dele é incrível a partir do esforço e da dedicação de todos os professores. Aqui é um espaço de transformação social e estou muito feliz", relatou.

O ato de entrega das novas instalações da EMAU Professora Olga Caetano Dias foi acompanhado também pelo vice-prefeito, João Pedro Nunes; pelo representante da Câmara de Vereadores, Wilson Lill; demais vereadores; pela promotora Clarissa Machado e pelo promotor João Paulo Bittencourt; reitora da Universidade de Passo Fundo, Bernadete Dalmolin; diretor da Faculdade Anhanguera, Robson Polita; coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, Carine Weber; além de lideranças e representantes de diversas entidades locais. Participaram da atividade ainda secretários do Governo Municipal, familiares e comunidade escolar de outros municípios da região.


Familiares da professora Olga Caetano Dias, que empresta o nome à Escola, participaram da cerimônia de inauguração e agradeceram o reconhecimento e a valorização da Escola como um espaço de educação e sociabilização dos alunos com TEA.

Sobre a Escola Municipal dos Autistas Professora Olga Caetano Dias

A primeira sede da Escola dos Autistas foi na rua Morom, próximo à escola Notre Dame, e atendia a 10 crianças. Com o passar do tempo e o aumento de crianças que necessitavam de atendimento especializado, a escola foi transferida para o prédio da Rádio Planalto, no Bosque Lucas Araújo. Nesta fase, em função de mudanças na legislação, a Escola passou a oferecer exclusivamente atendimento pedagógico a mais de 35 crianças e adolescentes.

Já sediada no Seminário Nossa Senhora Aparecida, passou gradualmente a aumentar o número de atendimentos e, atualmente, atende 104 crianças, adolescentes e adultos com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Além do trabalho pedagógico e de suporte à escola regular que o aluno frequenta, a Escola trabalha as questões de estruturação e socialização, utilizando metodologias específicas voltadas ao Autismo. Também oferece, através de parcerias, oficinas de equoterapia e atividades aquáticas. O quadro de professores é composto por 18 profissionais, todos com especialização em Educação Especial Inclusiva e curso de aperfeiçoamento em TEA.