Da escola ao campo: crianças conhecem o processo de produção de hortifrutigranjeiros

Projeto leva alunos da educação infantil do município até as propriedades rurais de agricultores familiares

Levar as crianças da escola até o fornecedor de alimentos para conhecerem o processo desde quando se planta o hortifrutigranjeiro até o momento da colheita. Este é o principal objetivo do “Da escola ao campo”, um projeto da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação. No passeio pedagógico realizado na tarde desta quinta-feira (28), 38 crianças do Pré II, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Padre Alcides, do Bairro Victor Issler, puderam conhecer a produção na propriedade dos Irmãos Marmentini, em Bela Vista, que fornece hortifrutigranjeiros às escolas do município de Passo Fundo.

De acordo com o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, o projeto valoriza uma parceria com quem produz o alimento para a agricultura familiar e conscientiza as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável. “A lei diz que temos de ter 33% das compras com a agricultura familiar, nosso município tem 90%. Ampliou muito esta participação nos últimos dois anos. Então pensamos nesse projeto no sentido de aproximar o produtor, das crianças que consomem os alimentos. Além disso estamos fazendo um trabalho com estes alunos no ponto de vista de conscientização, da importância em comer saudavelmente. Algumas destas crianças não comem salada e falaram que a partir de agora vão comer, porque nas próximas semanas vai chegar na escola o que elas ajudaram plantar através desta proposta pedagógica. A ideia é criar uma cultura alimentar nos estudantes, desde pequenos”, enfatiza.

Conforme a Coordenadora de Nutrição Escolar, Eloir Pereira Gwozdz, a ideia para o ano que vem é que o projeto esteja no calendário de ações escolares do município e que todas as escolas possam visitar os 16 produtores/fornecedores do município. “Começamos o projeto no segundo semestre deste ano como um teste pra ver se daria certo nesse formato e está dando. A partir de 2024 nossa intenção é levar duas escolas por vez nas visitas”, frisa.

Para o produtor rural, Marcelo Marmentini, que fornece produtos para o Poder Público Municipal desde 2020, a iniciativa muda a percepção que os pequenos têm sobre alguns alimentos. “Essa iniciativa de trazer as crianças aqui para conhecerem de onde está saindo o alimento, que depois vai para a merenda escolar deles, é muito interessante, pois, se eles veem de onde sai, como é que faz as verduras e legumes, como é que está plantando, desde a semente até as mudas. Acredito que isso proporciona uma mudança de cultura e eles começam a pensar, eu fui lá naquele dia, eu plantei, então de repente dá uma vontade neles de provar e eles passam a gostar do alimento”, destaca o produtor.