Ícone

Secretaria de Educação


Educação Infantil

EMEI

A Rede Municipal de Ensino de Passo conta com trinta e sete escolas de Educação Infantil (EMEIs), que atendem crianças de seis meses a cinco anos de idade, nas etapas creche e pré-escola.  A etapa pré-escola é obrigatória, conforme Lei 12796/13, para crianças a partir de quatro anos completos até o dia 31 de março do ano vigente. As EMEIs estão localizadas em diferentes bairros da cidade, todas com infraestrutura adequada, quadro efetivo de professores com formação, assistentes, cozinheiras, serventes, coordenadores pedagógicos, diretores eleitos e documentos como Regimento, Projeto Político Pedagógico e Documento Orientador do Território Municipal de Passo Fundo, os quais dão suporte teórico e organizacional ao trabalho. No momento, a Rede realiza atendimento a aproximadamente 5.500 crianças.

A Educação Infantil se configura como a primeira etapa da Educação Básica, ou seja, é nela que o processo educativo formal tem início. Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular traz uma orientação acerca do currículo para esse nível de ensino, com foco nos eixos estruturantes, direitos de aprendizagem e campos de experiência. 

Essa reestruturação curricular contempla todo potencial infantil, entendendo-a como protagonista do seu processo de aprendizagem por meio dos eixos estruturantes a) Interações e b) Brincadeiras, que traduzem a forma como a criança consolida seu conhecimento, garantindo os direitos de aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se e com um planejamento sustentado nos Campos de Experiência: O eu o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.