Escolas Públicas


A Escola está localizada junto à Praça Antonino Xavier, próxima ao Hospital de Clínicas.

Inscrições 2024

Se você é apaixonado por música, dança, teatro, literatura e artes visuais em suas mais variadas formas de expressão, aproveite a oportunidade e faça parte dessa jornada criativa.

As inscrições estarão abertas de 1° a 16 de março, e serão realizadas presencialmente na sede da escola, localizada na Praça Antonino Xavier, em frente ao Hospital de Clínicas. Estaremos disponíveis para atendê-los das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Para a inscrição na oficina é necessário a apresentação do CPF do estudante e de seu responsável.

Oficinas Ofertadas

A capacidade de inovar e gerar ideias originais é requisito fundamental no mundo contemporâneo. Essa competência pode ser desenvolvida, então, não perca a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos através de nossas oficinas. Venha descobrir e explorar seu potencial artístico e fazer parte de uma comunidade dedicada à educação e à cultura. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (54) 3312 4210.

Confira o cronograma 2024:

Histórico

O município de Passo Fundo é conhecido como a Capital Nacional da Literatura e, desde abril de 2021, aderiu à Carta de Cidade Educadora. Esse movimento amplia, ainda mais, a disponibilidade da prefeitura em ofertar espaços públicos de qualidade a todas as pessoas. Principalmente, no que diz respeito à educação e à cultura. Por isso, durante as comemorações dos 166 anos do município, o prefeito Pedro Almeida reinaugurou um espaço importante, já consagrado com sua atuação na comunidade passo-fundense. A Escola Pública de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta renova o reconhecimento à capacidade criadora do menino Roberto e reforça a importância de manter viva na memória sua contribuição e inspiração através da recriação desse espaço, onde antes existia o Quiosque de Leitura. 

O escritor Roberto Pirovano Zanatta faleceu aos 10 anos, em 2008, por causa de uma leucemia. Um menino que, desde cedo, manifestava o gosto pela escrita e pelo desenho, ele foi autor de três livros infantis – “O explorador e suas aventuras”, “O caça-monstros” e “Mr. Xadrez” – e estava com outras obras em andamento. Era desta forma que ele expressava e compreendia os seus pensamentos e sentimentos.

O Quiosque de Leitura foi inaugurado, primeiramente, em 2011, durante as comemorações dos 154 anos de Passo Fundo, em homenagem ao pequeno escritor Roberto Pirovano Zanatta. Em seguida, no ano de 2017, depois de uma reforma, promovida pelo então prefeito Luciano Azevedo, o quiosque foi entregue à comunidade com oficinas de xadrez, canto coral, teatro, violão, dança e produção textual, até o ano de 2020, momento em que a pandemia de COVID-19 forçou o fechamento de suas portas. 

No dia 7 de agosto de 2023, quando Passo Fundo comemorou 166 anos, a Escola Pública de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta voltou com o propósito de estimular a imaginação, a criatividade e a produção de bens culturais em seu território. Na escola, irão funcionar oficinas nas mais diversas áreas das artes, de terça-feira a sexta-feira, pela manhã e à tarde, atendendo públicos de diversas idades. Além disso, haverá o Sábado Criativo, com a oferta de oficinas-relâmpago, exposições e apresentações na praça.