Vice-Prefeito


Coordenadoria de Atenção ao Idoso

Promove ações educativas visando a promoção da cidadania e inclusão social da pessoa idosa.

Justificativa

A Coordenadoria de Atenção ao Idoso, da Prefeitura de Passo Fundo, foi instituída através do Projeto de Apoio à Terceira Idade (JUARES), firmado entre a Prefeitura de Passo Fundo 7º Delegacia de Educação e Universidade de Passo Fundo em maio de 1995. A Lei 4338, de 10/01/2007 estabeleceu atribuições das Coordenadorias, atualizada em dezembro de 2009 e em versão consolidada da Lei Orgânica em 18/01/2017 passou a integrar o Gabinete do Vice-prefeito.

Essa Coordenadoria, objetiva garantir as politica públicas voltada à Terceira Idade, dando cumprimento ao Estatuto do Idoso e a Lei 4144 de 05/07/2004 que trata da Politica Municipal do Idoso.

A Coordenadoria tem a missão de assegurar a pessoa idosa e a liberdade, o respeito, a dignidade como um ser humano sujeito de seus direitos civis, políticos, individuais e sociais. Busca o reconhecimento do idoso como um indivíduo capaz de aprender, de se relacionar e de compartilhar suas experiências.

É também atribuição dessa Coordenadoria garantir as pessoas da Terceira Idade politicas públicas que garantam seus direitos e promovam ações que combatam a discriminação, a violência e o abandono.

É preciso destacar a pessoa idosa como sujeito que possui diversas dimensões, e que sua personalidade e suas experiências não se desfazem por ter chegado a velhice.

Essa Coordenadoria afirma que a Velhice é uma Conquista e que o nosso desafio é tornar essa fase da vida ativa, prazerosa e útil.

Objetivo Geral

Contribuir para uma melhor qualidade de vida dos idosos, através de ações que viabilizem a convivência social e o exercício da cidadania.

Metodologia:

A Coordenadoria de Atenção ao Idoso, coordena as atividades que envolvem os Programas, Grupos de Convivência, (cinquenta grupos), Saber Viver e Terceira Idade Digital. Além dessas atividades, quando procurada ou informada sobre necessidade de atenção à saúde do Idoso, maus tratos, abandono familiar, realiza avaliações preliminares para posterior encaminhamentos.

Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 08h até as 11h30min e das 13h30min até as 17h

Recursos Humanos:

Nº de ServidoresFunçãoTitulaçãoCarga horária
01CoordenadorSuperior35h
01Chefe de núcleoSuperior35h
01EstagiárioSuperior em curso30h
01Menor aprendizEnsino médio em curso15h
01MotoristaEnsino fundamental40h
01Serviços geraisEnsino Médio35h
25Instrutores Ed. FísicaLicenciatura Ed. Física15h
01Instrutor de PilatesLic. Educação Física – Pilates6h
01Inst. de AlongamentoLicenciatura Educação Física4h
03Instrutores de JogosLicenciatura Educação Física9h
01Instrutor de ArtesLicenciatura em Artes15h
01Inst. de LiteraturaLicenciatura em Letras3h
01Instrutor de LínguasLicenciatura em Letras6h
01Inst. de AlfabetizaçãoLicenciatura em Letras3h
01Inst. Livro terapiaLicenciatura em Letras3h
01Instrutor de CantoLicenciatura em Música7h
01Instrutor de CoralLicenciatura em Música8h
01Instrutor de BandaLicenciatura em Música7h
01Inst. de MusicalLicenciatura de Música8h