Vice-Prefeito


Coordenadoria da Juventude

Juventude

A Coordenadoria da Juventude é um órgão municipal, ligado ao Gabinete do Prefeito, e foi criado em 2010 para atender às necessidades dos jovens passo-fundenses, atuando diretamente ou em conjunto com as demais secretarias, na formulação, execução e acompanhamento de políticas municipais voltadas ao público entre 15 a 29 anos.

A Coordenadoria tem como objetivo articular e construir com os demais órgãos municipais Políticas Públicas que atinjam a Juventude, realizando uma ação transversal e integrada, que perpasse o conjunto de áreas e programas da administração.

A importância das Políticas Públicas para a Juventude
 

É na juventude que uma sociedade deposita as maiores esperanças de vivermos em um mundo melhor no futuro, por outro lado, é também neste segmento, de 15 a 29 anos, que infelizmente encontramos mais ocorrência dos principais problemas da atualidade.

Entre os jovens estão os maiores índices de usuários de álcool, cigarros e drogas; causadores e vítimas de acidentes de trânsito. Também são os jovens os que mais sofrem com o desemprego; e os que entram para a criminalidade.

Esta grande contradição entre a esperança nas novas gerações e a triste realidade urbana encontrada nas estatísticas, gerou a necessidade do poder público e a sociedade civil construir ações direcionadas a proteger, capacitar e gerar oportunidades aos jovens, de modo a mudar estes números. Este conjunto de planejamentos e ações do governo com o apoio da população são as políticas públicas para a juventude, ou P.P.J.

Considerar as políticas públicas para a juventude ações direcionadas somente a um segmento da sociedade ou grupo de interesse é um equivoco, pois as ações geram consequências em toda comunidade. Beneficiando toda a família, melhorando a qualidade de vida, diminuindo a criminalidade e contribuindo para a economia em geral.

Falar em PPJ é tratar de desenvolvimento de ações direcionadas em diversas áreas de interesse público. Por exemplo, na área de educação, possibilitando que as escolas, além do conhecimento formal, gerem capacitação e profissionalização aos estudantes. Outro exemplo é no esporte, que apresenta excelentes resultados a saúde e a qualidade de vida.

Portanto as políticas a juventude além de melhorar a qualidade de vida, prevenirá gastos futuros com o poder judiciário e o aumento da criminalidade, sendo que estas políticas não representam gastos e sim um investimento no futuro de Passo Fundo.

Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 08h até as 11h30min e das 13h30min até as 17h
Endereço: Rua Morom, 2968 – sala 6 – Edifício Becker