Escola Pública de Música Yamandu Costa

A Escola Pública de Música é uma ação da Prefeitura Municipal de Passo Fundo com o objetivo de oferecer um processo de qualificação da formação humana  por meio do ensino da música instrumental, buscando promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de educação e assistência social do território de Passo Fundo.

A iniciativa, desenvolvida no âmbito das Cidades Educadoras, tem o apoio do violonista passo-fundense Yamandu Costa. Ganhador do Grammy Latino 2021, Yamandu vê na música uma oportunidade poderosa de formação humana. 

A Escola consiste no oferecimento de oportunidades de desenvolvimento de sensibilidade  para crianças e jovens do território.

Com sua sede central localizada no Parque da Gare, contará com 4 células, localizadas em escolas municipais nos 4 quadrantes do Município, a saber:

  • Quadrante 1 –  EMEF Benoni Rosado
  • Quadrante 2 – EMEF Senador Pasqualini
  • Quadrante 3 – EMEF Wolmar Salton
  • Quadrante 4 – EMEF Cohab Secchi

A equipe da Escola Pública de Música Yamandu Costa conta com 1 maestro, 4 bacharéis em música e 4 bacharelandos em música, responsáveis pela execução do projeto metodológico da escola. As modalidades trabalhadas são: Cordas, Cordas Friccionadas, Percussão e Sopro.

Quem é Yamandu Costa?

Violonista e compositor, Yamandu Costa começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Aos 17 anos, apresentou-se pela primeira vez em São Paulo, no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e, a partir daí, passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro.

Um dos maiores fenômenos da música brasileira de todos os tempos, Yamandu Costa é capaz de, sozinho no palco, levantar em êxtase plateias das mais especializadas e de emocionar o grande público aos mais apurados ouvidos. Suas interpretações performáticas conseguem remodelar cada música que toca e revelam uma profunda intimidade com seu instrumento.

Yamandu Costa toca de choro à música clássica brasileira, mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés. É uma mistura de todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de 7 cordas, fazendo jus ao significado de seu belo nome: “o precursor das águas”.

Yamandu Costa percorreu os mais importantes palcos do Brasil e do mundo, participando de grandes festivais e encontros. É vencedor dos mais relevantes prêmios da música brasileira e internacional, como o Grammy Latino, em 2021.

O que é a Escola Pública de Música Yamandu Costa?

A Escola Pública de Música é uma iniciativa inovadora da Prefeitura de Passo Fundo, no âmbito da Carta das Cidades Educadoras, para levar aos jovens uma oportunidade de transformação social a partir da música, sendo voltada aos alunos do sexto ao nono ano da rede municipal. O projeto leva o nome do gênio da música mundial, vencedor do Grammy Latino em 2021 e passo-fundense Yamandu Costa.

Os estudantes que tiverem interesse em participar do projeto terão acesso a quatro modalidades de ensino de música, que contemplam instrumentos de cordas, cordas friccionadas, percussão e sopro.

Onde acontecerão as aulas?

Quatro escolas de Ensino Fundamental concentrarão as aulas de música e, por isso, foram contempladas com uma sala de ensaio e instrumentos. São elas: Senador Pasqualini, Cohab Secchi, Benoni Rosado e Wolmar Salton.

A escolha das instituições foi realizada com a divisão da cidade em quatro quadrantes. Essas escolas acolherão alunos de outras instituições de suas regiões. O formato parte de uma dimensão de cidade educadora, em que elas têm o território como espaço de ação.

A Escola de Música conta com professores e auxiliares contratados pela Prefeitura. Em sistema de rodízio, eles irão até as escolas para ministrar as aulas.

Sede da Escola Pública de Música

A sede da Escola de Música Yamandu Costa fica no Parque da Gare, em um prédio construído pela Prefeitura. Neste espaço, será realizado um trabalho específico de aprofundado com os alunos que apresentarem maior aptidão nas escolas do quadrante. Sendo assim, os alunos que se destacarem vão poder estar no conservatório para compor conjuntos musicais formados por crianças e jovens da rede pública municipal de educação.