Cidade Educadora

Educação para a cidadania

O Município de Passo Fundo passou a fazer parte das Cidades Educadores em maio de 2021 com a assinatura da Carta das Cidades Educadoras.

De acordo com a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), as cidades são educativas por si, mas tornam-se educadoras quando assumem uma intenção consciente de que suas propostas têm consequências em atitudes e convivências e geram novos valores, conhecimentos e habilidades.

Tendo por base a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (1965); o Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966); a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989); a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990); entre outros, a AICE – organização fundada em 1994, constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre os governos comprometidos com a carta das cidades educadoras – elaborou a Carta das Cidades Educadoras, documento que serve como elemento fundante e estruturante para as cidades que desejam desenvolver ações de Cidades Educadoras.

Para tanto, ao aderir à Carta das Cidades Educadoras, as cidades assumem a responsabilidade pela educação e pela transformação da cidade num espaço de respeito pela vida e pela diversidade, envolvendo todos os sujeitos do território numa proposta de educação para a cidadania, fazendo com que a educação possa transcender as paredes da escola para impregnar toda a cidade.

Uma educação para a cidadania, na qual todas as administrações assumem a sua responsabilidade na educação e na transformação da cidade num espaço de respeito pela vida e pela diversidade. (Carta das Cidades Educadoras)

Com base nesses elementos, a cidade de Passo Fundo, que já vinha desenvolvendo ações de Cidade Educadora há muito tempo, optou por ingressar na Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) em maio de 2021, momento a partir do qual as ações educativas e educadoras desenvolvidas passaram a enfatizar ainda mais os princípios trazidos pela Carta, de forma a auxiliar no desenvolvimento integral de seus habitantes, tendo a educação, a equidade e os direitos humanos como alicerces.

Segundo a Carta das Cidades Educadoras, aderir aos seus princípios significa assumir um compromisso de futuro. Trata-se de uma ideia-força que mobiliza, articula, cria soluções para a criação de uma cidade mais inclusiva, equitativa e com mais oportunidades para todos. Que amplia a responsabilidade pela formação integral de seus cidadãos para além da escola. Que compromete todos os agentes sociais com a educação do outro, em todo o território.

Passo Fundo construiu um conjunto de ações importantes relacionados às cidades educadoras que tinham como base as escolas: Ki_da_Hort@; Cidadania Global; Escola das Profissões; Ao Infinito e Além; Luz, Câmera e Educação; Missão Cidade Educadora.


Projeto Ki_da_Hort@

O projeto Ki_da_Hort@ consiste na criação de hortas comunitárias que tem, na escola, seu local de articulação e participação social. Além disso, dada a capilarização dos ambientes escolares – fornecendo uma cobertura de 100% do território municipal –  oportuniza-se  espaços que, para a escola representam um laboratório biológico de aprendizagem, e para a comunidade, um espaço de participação, de empreendedorismo, de geração de renda e educação para a prática agrícola sustentável na cidade, fazendo uma conexão entre o rural e o urbano, além de uma troca de conhecimentos tradicionais, inovadores e de sustentabilidade urbana.


Projeto Cidadania Global

Ao mesmo tempo, a compreensão da cidade como um espaço inclusivo de interação com o outro, como um mundo globalizado que se concretiza na presença de pessoas do mundo inteiro em nossa cidade é um outro desafio das cidades modernas e que deve ser encarado com carinho na cidade educadora. Neste sentido, o Componente Curricular  Cidadania Global, desenvolvido com todos os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, cria oportunidades para nos entendermos como cidadãos do mundo (Saiba mais). Para os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, um exemplo potente deste compromisso de Cidade Educadora que prepara para o mundo, é o Eixo I da Escola das Profissões, denominado Profissionais do Futuro onde, entre várias atividades ofertadas aos alunos, também se ensina Inglês, Espanhol e Mandarim. 


Projeto Ao Infinito e Além

Articula a troca entre profissionais das mais diversas áreas com nossos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Suas histórias de vida inspiram outras vidas.


Projeto Luz, Câmera e Educação

Leva crianças ao cinema para uma experiência sensorial única e que busca instigá-los para a exploração do mundo a partir de diferentes linguagens. 


O que é Cidade Educadora?