Ícone

Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski

Espaço de formação de leitores

Desde 2013, a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski apresenta um novo conceito de biblioteca, com um espaço dedicado às crianças e formação de novos leitores, ao aprendizado de novas linguagens e à percepção audiovisual.

Uma área com espaço ao ar livre foi incorporada à redefinição das salas com o intuito de favorecer a leitura. Além disso, todas as estantes têm dicas de leitura, juntamente com a reposição de novos livros, obras de arte expostas, contação de histórias e palco para apresentações.

Além de contar com um acervo entre os diferentes gêneros da literatura, a biblioteca oferece o Espaço Autor Passo-fundense, com a intenção de valorizar a produção intelectual local.

A Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski foi criada através do decreto de lei federal nº 1.939, pelo então prefeito Arthur Ferreira Filho. Foi inaugurada no dia 02 de abril de 1940, na Sede do Grêmio Passo-fundense de Letras.

Quem foi Arno Viuniski
Arno Viuniski, filho do casal Moyses e Rachel Viuniski, nasceu em Passo Fundo, no dia 11 de novembro de 1949, e faleceu prematuramente aos 30 anos.

Estudou até o Ensino Médio no Instituto Educacional, cursou a Faculdade de Arquitetura e Comunicação Social, ambas na Universidade Unisinos de São Leopoldo. Estagiou na Secretaria de Obras e Viação da Prefeitura de Passo Fundo, sendo o autor do projeto arquitetônico da Biblioteca Municipal de Passo Fundo, no período de 1976, hoje, chamada Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski. O projeto contemplava uma arquitetura arrojada para época, com seu formato hexagonal.