Secretaria de Educação
Ensino Fundamental
EMEF
Quando os alunos, vindos da Educação Infantil, chegam ao Ensino Fundamental, deparam-se com a etapa mais longa da Educação Básica, a qual compreende a faixa etária dos 6 aos 14 anos. Durante todo esse período, os educandos passam por mudanças que impactam, evidentemente, em seu desenvolvimento físico, social, cognitivo, emocional, entre outros, e que interferem diretamente em seu processo de ensino e aprendizagem.
Nos primeiros anos dessa etapa, o foco principal do trabalho do professor direciona-se à alfabetização, mobilizando, para isso, todas as habilidades necessárias para que esse processo se efetive, envolvendo todas as áreas de conhecimento e as experiências das crianças.
Nesse fazer pedagógico, é importante oportunizar a progressão do conhecimento, consolidando as aprendizagens anteriores, promovendo a autonomia, considerando os interesses das crianças e suas expectativas.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com 34 escolas de Ensino Fundamental, localizadas em diversas regiões do município, atendendo cerca de 12.000 estudantes.
A Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo desenvolve projetos especiais no Ensino Fundamental:
- Cidadania Global: é um projeto desenvolvido de 1º a 5º ano, que une linguagens e humanidades, cujo objetivo é ampliar os horizontes de nossos alunos para que convivam e atuem em um mundo diversificado e multicultural. e-book
- Cultura Digital: realiza-se do 1º ao 9º ano com o objetivo de desenvolver nos estudantes habilidades e competências no uso crítico e criativo das tecnologias digitais com ênfase no pensamento computacional. e-book
- Pensamento científico: o público alvo são alunos do 6º ao 9º ano e tem como objetivo conhecer a natureza da ciência como uma construção humana e, a partir dessa, compreender os conceitos e processos relacionados, a fim de propor soluções, considerando a utilização de princípios científicos e suas tecnologias. e-book
- Psicomotricidade: o público alvo são os alunos do 1º ao 5º ano e objetiva criar mecanismos que auxiliem a criança no seu desenvolvimento global, contemplando os aspectos afetivo, motor e cognitivo; visa a formação de um ser humano autônomo, crítico e criativo, fazendo com que ele sinta-se, perceba-se e manifeste-se, desempenhando suas tarefas escolares com sucesso, interagindo com o meio e consolidando os princípios de cidadania, ao mesmo tempo em que se propõe a realizar atividades psicomotoras como uma ferramenta para prevenir as dificuldades de aprendizagem, com vistas a melhorar a qualidade de ensino e o desenvolvimento intelectual e social dos alunos. e-book