Resultados da metodologia e da plataforma criadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) contribuem para a elaboração de novos programas e para a definição das ações desenvolvidas nas escolas
O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, e o secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, apresentaram à secretária Estadual Adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, na manhã desta quarta-feira (26), as ações da Rede Municipal de Educação desenvolvidas a partir das avaliações diagnósticas aplicadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) desde o ano passado.
As informações obtidas com os resultados destas avaliações, explicou o prefeito, contribuem para a elaboração de novos programas e também para a definição das ações desenvolvidas nas escolas. “É a partir da análise destas avaliações que conseguimos desenvolver um planejamento pedagógico mais focado em cada demanda e realidade escolar, atuando em frentes de trabalho que levem em consideração o contexto e a situação de cada uma das nossas instituições municipais de ensino”, disse Pedro, citando como exemplo a efetivação do Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional e o projeto Cyberliga, que auxiliam no enfrentamento do déficit de aprendizagem acentuado pela pandemia de Covid-19.
O secretário Municipal de Educação reforçou que as avaliações diagnósticas aplicadas pela SME preparam os estudantes para as provas de desempenho que medem, nacionalmente, os indicadores da Educação Básica. “Trabalhamos na perspectiva de obter dados e informações que vão nos ajudar a melhorar a educação oferecida no município, valorizando nossos professores e estimulando também os estudantes”, avaliou Teixeira.
A secretária Adjunta de Educação esteve em Passo Fundo nesta quarta-feira para acompanhar a aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (SAERS), cujos resultados, conforme ela, serão importantes para a elaboração de programas de educação em todo o Estado. “O SAERS cumpre dois objetivos. O primeiro deles é o pedagógico, porque vai possibilitar que a SEDUC projete novas ações de valorização da educação; e o segundo tem relação com a distribuição de recursos do ICMS a partir do próximo ano e que terá como um dos componentes o desempenho educacional dos municípios gaúchos”, falou Stefanie, acrescentando que Passo Fundo tem se destacado no setor educacional com iniciativas de fomento à aprendizagem e ao aperfeiçoamento constante da rede municipal de ensino.