Centro Pós-covid de Combate à Desigualdade Educacional já está atendendo os alunos

Entregue pela Prefeitura na última semana, o centro recebe alunos encaminhados pelas escolas municipais com dificuldades para a aprendizagem

Na última semana, a Prefeitura de Passo Fundo entregou o Centro Pós-covid de Combate à Desigualdade Educacional. Pioneiro no Estado, o espaço já está atendendo alunos da rede municipal que enfrentam dificuldades para a aprendizagem.
Um dos alunos atendidos nesta segunda-feira (9) foi Gabriel, de 13 anos. Aluno do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, ele foi diagnosticado com dislexia e hoje recebe suporte do Município para desenvolver a leitura e a escrita. A mãe, Suzana Farias, comenta a importância deste acolhimento, que foi ampliado com o centro. "O Gabriel foi diagnosticado com dislexia há cerca de quatro anos. Ele é bom na matemática, mas tem muita dificuldade no português. Fazíamos os atendimentos particulares para que ele se desenvolvesse até que fomos chamados pela Prefeitura. Primeiro, ele ia no CEMAE, na Biblioteca Municipal, e, agora, está aqui. Acredito que o Centro vai contribuir ainda mais, pois tem um espaço e uma equipe acolhedores", disse.
O Centro Pós-covid de Combate à Desigualdade Educacional conta com professores de diversas áreas, pedagogo, neurologista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social. Todas as suas salas foram feitas para receber os estudantes encaminhados pelas escolas da rede municipal.
Ao realizar a entrega do local, o prefeito, Pedro Almeida, destaca que o Município vê a  iniciativa como fundamental, sobretudo, para assegurar a recuperação dos conteúdos letivos, fortalecer os projetos pedagógicos da Secretaria de Educação e criar as condições para que os estudantes avancem no processo de aprendizagem. “As desigualdades educacionais foram aumentadas pela pandemia, e, a partir de projetos coletivos, estamos trabalhando para superar obstáculos. No Centro Pós-covid, reunimos profissionais da educação e da saúde em um único local para atender os alunos que necessitam dos serviços específicos para fortalecer cada vez mais a educação da nossa rede, que é referência em todo o país”, afirmou.
O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explica que a perspectiva do novo espaço é assegurar uma política pública educacional diante dos desafios apresentados durante e após a pandemia, visando um sistema de ensino que contemple todas as crianças e adolescentes e fortalecendo o protagonismo de Passo Fundo como uma Cidade Educadora. “Na prática, o Centro ampliará significativamente o serviço oferecido pelo Centro Municipal de Atendimento ao Educando (CEMAE), aproximará os diferentes órgãos da Rede de Apoio à Escola (RAE) e potencializará o atendimento oferecido aos estudantes da Educação Especial nas salas de recursos, principalmente, os da Educação Infantil”, afirmou.
A professora Rochele Tondello da Silva, que coordena o espaço, reafirmou a importância do espaço para os alunos e suas famílias. “O Centro Pós-covid de Combate à Desigualdade Educacional vem num momento de extrema importância para o estudante que passou por inúmeras dificuldades nesse período em que não houve presencialmente a interação e a estimulação da escola. Neste sentido, o Centro vai contribuir desenvolvendo estratégias de forma integrada e multidisciplinar e apoiando as escolas e os estudantes às suas necessidades nos processos de aprendizagens”, pontuou.

Metodologia
O secretário de Educação explica como funciona o fluxo de atendimento. “Os estudantes que apresentarem dificuldades no processo de ensino e aprendizagem mesmo após passarem pelo Projeto Apoiar ou pelas Salas de Recursos, serão encaminhados para o Centro Pós-covid de Combate à Desigualdade Educacional, onde passarão por triagem e avaliação para o melhor encaminhamento à equipe multiprofissional do próprio do centro”, enfatiza.
No local, são oferecidos serviços especializados. Os atendimentos serão exclusivamente para os alunos das 72 escolas municipais, sendo 35 instituições de Ensino Fundamental e 37 de Educação Infantil. Ao todo, a rede contempla mais de 17 mil estudantes.
O Centro Pós-covid de Combate à Desigualdade Educacional fica na Rua Antônio Araújo, 1151, Centro.

Foto: Michel Sanderi