Obras da Escola Pública de Música Yamandu Costa serão finalizadas em fevereiro

Andamento dos trabalhos está em 35%. Estrutura, no Parque da Gare, será a sede do projeto que vai oferecer aulas gratuitas de música para os estudantes de Passo Fundo. Além de salas de aula e sala de professores, espaço contempla um miniauditório para apresentações à comunidade

Reconhecido como uma das principais áreas de lazer e convivência da comunidade em Passo Fundo, o Parque da Gare também está se tornando o berço de um programa que vai concentrar o ensino da música para estudantes das escolas do município. A Escola Pública de Música Yamandu Costa é uma ação da Prefeitura idealizada para promover a musicalidade como ferramenta educacional para a transformação da sociedade. O prédio que abrigará a sede do projeto está em obras e, de acordo com o prefeito, Pedro Almeida, será concluído até o final do mês de fevereiro.

Nesta semana, o prefeito visitou as obras para conferir o andamento dos trabalhos. Conforme ele, 35% do projeto arquitetônico já foi executado e a perspectiva é de que os frequentadores do Parque da Gare já comecem a visualizar como deverá ficar a sede da Escola Pública de Música já nas próximas semanas. “Estamos trabalhando com muito empenho para concretizar este projeto da Escola Pública de Música Yamandu Costa, apresentado para a comunidade em 2022. É uma grande iniciativa que vai promover a música, a educação e a cultura como instrumentos de socialização e inclusão social, garantindo acesso a todos os estudantes da nossa cidade a uma proposta inovadora em nosso município”, destacou Pedro.

Segundo o prefeito, além das quatro salas de aula para o ensino de instrumentos de sopro, cordas friccionadas, cordas e percussão; sala de professores e recepção, a estrutura também contempla a construção de um miniauditório em que serão realizadas as apresentações públicas dos alunos beneficiados com o programa. “Queremos tornar os resultados da Escola Pública de Música acessíveis a todos os passo-fundenses. Por isso, a construção da sede do projeto aqui no Parque da Gare, reaproveitando um espaço que já existia, é um símbolo deste desejo de ampliar o conhecimento musical e a importância da musicalidade na educação”, observou o chefe do Executivo.

A Secretaria de Planejamento (SEPLAN), responsável pelo projeto e pela fiscalização da obra, explicou que as salas de aula foram projetadas com isolamento acústico e que a estrutura da Escola Pública de Música Yamandu Costa se insere na paisagem do Parque da Gare, mantendo a harmonia arquitetônica e paisagística do local.

Sobre a Escola Pública de Música Yamandu Costa
A Escola Pública de Música é uma ação da Prefeitura de Passo Fundo com o objetivo de oferecer um processo de qualificação da formação humana, por meio do ensino da música instrumental, buscando promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de educação e assistência social do território de Passo Fundo.

A iniciativa, desenvolvida no âmbito das Cidades Educadoras, tem o apoio do violonista passo-fundense Yamandu Costa. Ganhador do Grammy Latino 2021, Yamandu vê na música uma oportunidade poderosa de formação humana. A Escola consiste no oferecimento de oportunidades de desenvolvimento de sensibilidade para crianças e jovens do território. Com sua sede central localizada no Parque da Gare, contará com quatro células, localizadas em escolas municipais nos quatro quadrantes do Município, contemplando as regiões de abrangência das EMEF’s Benoni Rosado, Senador Pasqualini, Wolmar Salton e Cohab Secchi.

A equipe da Escola Pública de Música Yamandu Costa conta com um maestro, o musicista Rodrigo Ávila; quatro bacharéis em música e quatro bacharelandos em música, responsáveis pela execução do projeto metodológico da escola. As modalidades trabalhadas são: Cordas, Cordas Friccionadas, Percussão e Sopro.