Prefeitura anuncia abertura de inscrições para 18 novos cursos da Escola das Profissões

A Prefeitura de Passo Fundo anunciou, nesta segunda-feira (5), a abertura das inscrições para 18 novos cursos da Escola das Profissões. Serão oferecidas 430 vagas para a profissionalização gratuita em diversas áreas. As inscrições irão de 8 a 11 de setembro pelo site http://eprof.educapf.org.

O prefeito, Pedro Almeida, destaca que a capacitação é fundamental para o atendimento das demandas do mercado de trabalho e para a geração de emprego e renda. “É para dar oportunidades que criamos a Escola das Profissões. Acredito no potencial do trabalho para melhorar vidas e, com as novas lacunas do mercado, precisamos estimular alternativas para que as pessoas se capacitem. Pelo segundo ano consecutivo, somos o quarto município que mais empregou os cidadãos, e esse é um dado que reforça os resultados das políticas públicas municipais. Já estamos com 17 cursos em funcionamento e, a partir deste mês, chegaremos a 35, totalmente gratuitos”, considerou.

A Escola das Profissões amplia a capacidade do Café com Emprego, que foi implementado pela Prefeitura para conectar pessoas a empresas com vagas disponíveis. Para o secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira, essa associação entre os dois programas visualiza o cenário atual do mercado de trabalho. “Um dos desafios para o preenchimento dos postos de trabalho que identificamos nas quatro edições do Café com Emprego é a qualificação técnica. As empresas têm vagas abertas que não conseguem preencher pela falta de mão de obra. E, muitas vezes, as pessoas não conseguem se profissionalizar. Dessa forma, a Escola das Profissões é um alicerce para o mercado de trabalho”, justificou.

As aulas dos cursos acontecem nas faculdades Ideau e Anhanguera, que são as estações 1 e 2, respectivamente. Poderão se inscrever todas as pessoas com mais de 15 anos e que residam em Passo Fundo.

A seleção para os cursos será por ordem de inscrição. Os selecionados serão informados pela equipe da Escola das Profissões por meio do WhatsApp informado no momento da inscrição. Os selecionados deverão confirmar sua matrícula pessoalmente na Estação 1 - Faculdade Ideau, munidos de seus documentos.

Em cada curso, é destinada por ordem de inscrição uma vaga para cada público prioritário: CadÚnico, imigrante, pessoa com deficiência, gestante ou mãe do Meu Bebê, Meu Tesouro, segurado do INSS, pessoa que participou do Café com Emprego. O selecionado deverá comprovar com cópia ou foto do comprovante de cadastro.

A estimativa é que, ainda neste segundo semestre de 2022, mais de 50 capacitações gratuitas sejam promovidas. Os cursos são divididos em três eixos: o “Profissionais do Futuro”, destinado ao desenvolvimento de habilidades como línguas e o desenvolvimento de tecnologias sociais; o “Qualific@REE”, que incentiva o empreendedorismo; e o “Update", que tem foco em atender a indústria com mão de obra qualificada.

18 novos cursos

Assistente administrativo (tarde)

Assistente de contabilidade (manhã)

Assistente de Recursos Humanos (manhã)

Cabeleireiro nível I (tarde)

Design de sobrancelha (manhã)

Elaboração de planilhas (tarde)

Estética facial (manhã)

Informática básica (manhã)

Manicure e pedicure (tarde)

Atendente de farmácia (noite)

Atendimento ao cliente (noite)

Barbearia (manhã)

Criação de jogos digitais I (tarde)

Doces e salgados (manhã)

Elaboração de apresentações (manhã)

Gastronomia I – iniciantes (tarde)

Hotelaria (noite)

Português para estrangeiro (noite)

Inscrições no site
08 a 11 de setembro

Divulgação dos selecionados
13 de setembro, através do WhatsApp informado na inscrição.

Confirmação da matrícula dos selecionados
14 a 19 de setembro

Início das aulas
A partir de 21 de setembro

Documentos necessários para a inscrição

No preenchimento do formulário de inscrição, será necessário anexar:

– Cópia ou foto da carteira de identidade;

– Cópia ou foto do comprovante de residência;

– Caso o participante seja cadastrado no Café com Emprego, CadÚnico ou programa Meu Bebê Meu Tesouro, Imigrante, PCD e ou Beneficiário do INSS, uma cópia ou foto do comprovante de cadastro.

Ajuda para a inscrição:

A equipe da Escola das Profissões estará à disposição da comunidade para auxiliar nas inscrições. Quem tiver dúvidas poderá comparecer, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na Estação 1 - Faculdade Ideau (Av. Rui Barbosa N° 103 – Petrópolis), portando os documentos pessoais.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (54)9.9976-5144 ou pelo e-mail: eprof@edu.pmpf.rs.gov.br.