Projetos da Educação em Passo Fundo servem de exemplo para outros municípios do Estado

Os projetos inovadores desenvolvidos pela Prefeitura de Passo Fundo na área de Educação têm despertado o interesse de outros municípios


Os projetos inovadores desenvolvidos pela Prefeitura de Passo Fundo na área de Educação têm despertado o interesse de outros municípios, que pretendem reproduzir as experiências positivas nas suas redes públicas. Nesta semana, uma equipe da Prefeitura de Porto Alegre esteve reunida, de forma on-line, com o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, para conhecer detalhes de ações ligadas à tecnologia e à inovação, e também os projetos com foco no período pós-pandemia.
Uma das iniciativas que chamou a atenção dos gestores da Capital foi o Centro Pós-Covid, que será inaugurado pela Prefeitura de Passo Fundo nas próximas semanas. O espaço especializado contará com equipe multidisciplinar dedicada ao tratamento de questões psicopedagógicas decorrentes do processo de isolamento social, que tenham efeito direto sobre a aprendizagem dos estudantes.
O secretário Adriano destacou o esforço do Município para a redução dos impactos causados pela pandemia na aprendizagem dos alunos. Ele explicou o funcionamento da avaliação diagnóstica, uma ferramenta digital construída pela Secretaria para identificar as habilidades e competências que não foram desenvolvidas entre os alunos e, a partir disso, criar um plano de ação pedagógica específico para cada escola. 
Uma das ações que ajudará nesse processo de retomada é o projeto dos professores YouTubers. Quatro professores da rede municipal nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências e Ciências Humanas deverão gerar conteúdo para tratar essas habilidades não desenvolvidas durante a pandemia. Adriano explica que, como os alunos estão dispersos nas escolas da rede, a opção por professores que trabalham no ambiente digital possibilita maior agilidade e cria possibilidades reais de aceleração daqueles elementos que não foram devidamente desenvolvidos no período de pandemia. 
O secretário Adriano também destacou os investimentos feitos pelo Município em tecnologia, com a compra de câmeras de videomonitoramento, notebooks, tablets, computadores e TVs 50 polegadas para as escolas da rede municipal. Esse esforço, conforme o secretário, vai ao encontro do tripé pensado pela gestão do prefeito Pedro Almeida para a educação: ciência, tecnologia e inovação. Inclui, ainda, projetos como os Learning Spaces, espaços de aprendizagem que substituem os antigos laboratórios de informática com estruturas físicas diferenciadas. 
Jonas Machado, Coordenador de Planejamento Estratégico na Prefeitura de Porto Alegre, lembrou que as duas cidades fazem parte da rede brasileira de Cidades Educadoras, o que aproxima ainda mais as gestões. “É muito bom poder trocar experiências sobre Educação, ainda mais quando o trabalho é feito por pessoas apaixonadas pelo tema. A Prefeitura de Passo Fundo está de parabéns pelas iniciativas inovadoras e Porto Alegre fica à disposição para discutir não apenas educação, mas qualquer assunto de interesse da comunidade”, afirmou.

Foto: Michel Sanderi