FECIT: 57 escolas municipais expõem projetos nas áreas da ciência, inovação e tecnologia

O primeiro Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT) da rede municipal de Passo Fundo, promovido pela Prefeitura, teve início na terça-feira (22). Ao todo, estudantes de 57 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental compartilham projetos que evidenciam as potencialidades da educação na construção de soluções inovadoras. O FECIT acontece no Playcenter do Clube Juvenil até sexta-feira (25), no Centro, e tem entrada aberta ao público.

A abertura oficial foi realizada nesta quarta-feira (23) pelo prefeito, Pedro Almeida, que expressou a importância do evento para a formação dos alunos e para que a cidade acompanhe o que é desenvolvido nas escolas municipais. “Quando a gente faz um Festival como o FECIT, envolve mais que a ciência, a tecnologia e a inovação: cria uma oportunidade para ouvir as nossas crianças, jovens e professores e ver o que eles tem a mostrar para o mundo. Nós temos muitos desafios, mas aqui vemos o maior orgulho de Passo Fundo: uma educação de qualidade e transformadora da sociedade”, disse.

Conforme o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, o FECIT contempla experiências que compreendem os projetos pedagógicos da Cultura Digital, Pensamento Científico e Cidadania Global, que começaram a rodar em 2022 e estão em processo de aprimoramento e apropriação por todas as escolas. “A realização do 1º Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia da rede municipal de educação de Passo Fundo é o fechamento de um ano de trabalho no qual buscamos garantir suporte pedagógico e de infraestrutura para a formação de cidadãos críticos e inovadores. Não tem nada mais importante que ver professores, alunos e alunas mostrando que o que a gente faz na nossa rede é formar pessoas que vão transformar a cidade”, afirmou.

Projetos apresentados

Uma das 27 escolas de Educação Infantil que participam do FECIT é a Cantinho da Ritinha. A pequena Valentina, aluna do pré II, apresentava com colegas um projeto que envolve a reciclagem, a arte e a tecnologia: a turma reciclou papel e o utilizou para desenhar. Depois, utilizou aplicativos nos tablets adquiridos pela Prefeitura para fazer deste desenho uma animação. “A gente está trabalhando reciclagem. Pegou o papel que não dava pra usar mais, picou em vários pedacinhos e os deixou em uma bacia com água por um dia. Depois, a prô colocou em um molde e esperou secar. A gente desenhou, pintou. E olha o que a gente fez: criou vida”,contou.

A diretora da escola, Mônica, enfatizou a animação das crianças durante a experiência. “Nós pensamos neste projeto, que é sobre o meio ambiente e que também usa ferramentas tecnológicas. Elas ficaram realizadas. Se envolveram com o recolhimento dos materiais e toda a produção. Ficaram encantadas ao dar vida ao desenho. Além disso, estão se sentindo valorizadas ao apresentar para o público”, relatou.

O Ensino Fundamental estava representado por 30 escolas. A escola Daniel Dipp, que foi a primeira do município a receber o Laboratório de Aprendizagem Criativa expôs uma maquete sobre sustentabilidade e economia verde, utilizando a própria estrutura como case. A instituição já possui, por exemplo, sistema de cisternas para a captação e reutilização da água e horta. No projeto levado ao FECIT, os estudantes criaram outras propostas, como a automação de um sistema de acionamento de lâmpadas para otimizar o consumo de energia e um sensor de umidade de solo para o monitoramento da horta, convergente ao sistema de irrigação. A elaboração do protótipo ocorreu no espaço maker da escola.

O estudante Thiago de Mello, do nono ano, enfatizou como o projeto pode contribuir com a cidade. “A maquete mostra como a nossa escola pode ser mais sustentável a partir de fonte de energia renovável. É muito importante mostrarmos o nosso trabalho para incentivar que projetos como este sejam implementados em outros locais”, pontuou.

Publicado em: FECIT

Atualizado em 23 de novembro de 2022.