Prefeitura abre inscrições para 25 cursos gratuitos da Escola das Profissões

Serão mais de 300 vagas para capacitação profissional em diversas áreas

A Prefeitura abrirá, nesta quinta-feira (8), as inscrições para 25 cursos gratuitos da Escola das Profissões. Serão mais de 300 vagas para capacitação profissional em diversas áreas. Os interessados poderão preencher um cadastro no site http://eprof.educapf.org até o dia 13 de junho.

O prefeito Pedro Almeida destaca que a Escola das Profissões é uma oportunidade para quem pretende se qualificar e se soma a outras iniciativas da Prefeitura que têm o objetivo de melhorar a vida das pessoas. “A Escola das Profissões oportuniza aos passo-fundenses a capacitação gratuita em diversas áreas a fim de que elas acessem uma vaga ou tenham condições de iniciar o seu próprio negócio. Quando falamos em criar oportunidades, profissionalizar as pessoas é fundamental para que consigamos atender às demandas das empresas do município por mão de obra qualificada, fator que sentimos durante o Café com Emprego”, afirma.

A Escola das Profissões já teve 6.438 inscritos, abrindo 206 turmas, distribuídas em 40 cursos. Além disso, conta com 10 em andamento, nas áreas da Tecnologia, Estética, Saúde, Têxtil, Gastronomia, Educação e Comércio e Serviços.

Os cursos são divididos em três eixos: o “Profissionais do Futuro”, destinado ao desenvolvimento de habilidades como línguas e o desenvolvimento de tecnologias sociais; o “Qualific@REE”, que incentiva o empreendedorismo e está ofertando os 25 cursos, nesta edição; e o “Update”, que tem como foco atender a indústria com mão de obra qualificada.

Lucas Quadros aproveitou a Escola das Profissões para realizar um sonho: o de fazer Gastronomia. Ele compartilha a experiência e as expectativas para o futuro. “Sempre fui apaixonado pela cozinha. De 2016 a 2018, trabalhei na área da confeitaria, onde testei meus limites e vi que ali era meu lugar. Em março de 2023, apareceu uma oportunidade de voltar a fazer o que eu mais amo nessa vida e também de ampliar meus horizontes: comecei a cursar Gastronomia na Escola das Profissões. Quando amamos o que fazemos, sentimos a realização de um sonho pessoal e profissional e alcançamos o compromisso de tornar este mundo um lugar mais prazeroso de viver”, relata.

Seleção

A seleção dos novos inscritos será feita no dia 14 de junho. Os alunos selecionados terão os dias 15 e 16 para irem até a sede da Escola das Profissões, na Avenida Brasil, 839, Centro, para confirmar a matrícula. O início das aulas acontecerá no dia 19 de junho.

As vagas serão direcionadas, preferencialmente, para pessoas acima de 18 anos de idade que completaram ou estejam cursando o Ensino Médio. Terão prioridade para a seleção gestantes e mães acompanhadas pelo programa Meu Bebê, Meu Tesouro, imigrantes, pessoas com deficiência e pessoas beneficiárias do CadÚnico, que deverão fazer a comprovação assim que forem selecionados, presencialmente.

De acordo com a coordenação da Escola das Profissões, é fundamental que o candidato verifique antes de realizar a inscrição as datas de inícios e de término dos cursos e também o horário em que o mesmo acontecerá, para evitar desistência e permitir que sejam selecionadas as pessoas que têm possibilidade de acompanhar as aulas.

As aulas desta edição ocorrerão na Sede da Escola das Profissões, na Estação 2, anexada junto a Faculdade Anhanguera e na Leão XII.

Cursos com inscrições abertas

Inglês para atendimento ao público / noite
Inglês II / noite
Espanhol para atendimento ao público / noite