Com workshop do artista Chimia, alunos grafitaram muros de instituições contempladas pelo Projeto “Cores do Amanhã” nos dias 02 e 03 de outubro
Nos dias 02 e 03 de outubro, duas escolas municipais de Passo Fundo receberam pintura de grafites em muros. Os alunos da Escola Municipal Antonino Xavier, na Vila Jardim, e da Escola Municipal Etelvina Rocha Duro, no Parque Farroupilha, participaram de um workshop sobre os aspectos que envolvem o grafite com o artista passo-fundense Chimia, e tiveram contato com todo o material para experienciar essa manifestação artística. A ação fez parte do projeto “Cores do Amanhã”, uma iniciativa cultural presente em 10 cidades do Brasil, que utiliza o grafite como meio de expressão para discutir a questão da cidadania.
Para chegar a este momento, professores da rede municipal de ensino participaram, em abril, de uma oficina sobre “Alimentação Saudável”, e incentivaram os alunos a refletirem em sala de aula, para criarem ilustrações que retratem a visão deles sobre o tema. O projeto envolveu 04 escolas do município, e contou com a participação de 360 alunos e 10 professores, resultando em um total de 25 desenhos inscritos.
Por meio de votação popular e da seleção de uma comissão julgadora, as duas escolas ganharam o Dia do Grafite, e tiveram seus muros grafitados com inspiração nas artes vencedoras das alunas Amanda Silveira da Silva, da E.M. Antonino Xavier, e Luisa Ailer, da E.M. Etelvina Rocha Duro. Os grafites foram executados com a instrução dos vencedores e a orientação de Chimia, e contaram com a colaboração de seus colegas de classe e professores, que também assinaram seus nomes na arte.
A aluna Amanda Silveira da Silva, de 11 anos, conta que se inspirou em grafites que viu pela rua para criar a sua arte: “Me lembrei dos óculos e quis colocar, com um fundo mais bonito, que é o arco-íris. Fui ligando cada memória que eu tinha para montar a imagem. Já pintei com spray e tinta, e estou me sentindo feliz em ver meu desenho saindo do papel e indo pro muro da escola!”.
Luisa Ailer, 13 anos, lembra que sempre gostou de desenhar e pintar, desenvolver o projeto com o tema Alimentação Saudável foi muito gratificante. “É muito legal desenhar no papel, e depois ver no muro assim, grande. Participar do Cores do Amanhã foi uma experiência inesquecível, com certeza”, ressalta.
Os professores também estiveram engajados nas atividades, desde o desenvolvimento do projeto, passando pelo trabalho em sala de aula e a elaboração das ilustrações, até a projeção das artes nos muros das escolas. A coordenadora Patrícia Pires de Oliveira, da E.M. Antonino Xavier, destaca o engajamento da comunidade, que participou da votação, e a relevância da temática: “Falar sobre alimentação saudável foi ótimo, pois envolve a saúde das pessoas. O projeto inspirou nossos alunos, em especial os que participaram do Dia do Grafite. Eles ficaram encantados, e muitos comentaram até sobre as profissões para o futuro: fotógrafo, desenhista, grafiteiro, entre outros”.
Orgulho e gratidão são as palavras que a coordenadora pedagógica Elisângela Stocco, da E.M. Etelvina Rocha Duro, usou para expressar o sentimento que ficou com resultado espetacular. “O Dia do Grafite foi mágico, inesquecível! Cada traço, cada cor colocada no muro da escola nos encantava. Falar do projeto Cores do Amanhã é lembrar do entusiasmo da professora de artes Kelly, da empolgação dos alunos, do encantamento dos professores ao escolher os trabalhos para a seleção final, da união da comunidade escolar para votar e, por fim dá vitória, que trouxe muita emoção e expectativa”, afirma.
O grafiteiro Chimia explica a arte realizada com os alunos: “Fizemos uma brincadeira primeiro e deixei eles colorirem, gastar tinta e se adaptarem com o spray. Depois, finalizei e fiz o acabamento, que é mais difícil. Eles que vão colorir o nosso amanhã e o nosso futuro. Sempre busco incentivar a arte e deixar essa cultura com eles, para levar essa ideia adiante”, aponta.
O projeto Cores do Amanhã em Passo Fundo tem o patrocínio da Bayer, parceria da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ao final do projeto, um livro com o registro das ilustrações dos alunos e dos muros grafitados será produzido, com exemplares distribuídos gratuitamente para todas as escolas participantes.