Inscrições abertas para a Escola Pública de Música Yamandu Costa

Prefeitura vai receber novos alunos no segundo semestre do ano. Os 350 estudantes que iniciaram o projeto em abril deste ano seguirão em atividades

A Escola Pública de Música Yamandu Costa vai receber novos alunos no próximo semestre. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas pelo link bit.ly/3NNNIJ6. O projeto é voltado para os estudantes do sexto ao nono ano da rede municipal.

As aulas são gratuitas e abrangem quatro modalidades de ensino de música: instrumentos de cordas, cordas friccionadas, percussão e sopro. A escolha ocorre durante o preenchimento do formulário de inscrição. Durante a ação, é necessário utilizar o e-mail institucional do aluno.

De acordo com o coordenador da Escola de Música, maestro Rodrigo Ávila, não há limite de inscrições. “Em contrapartida, tivemos uma demanda expressiva por violão e guitarra no primeiro semestre. Agora, estamos tentando equilibrar o atendimento para as demais categorias, lembrando sempre que estamos proporcionando a diversidade de ensino de instrumentos musicais”, afirma.

Nos primeiros três meses de funcionamento, participaram das oficinas 350 estudantes, divididos nos quatro quadrantes em que acontecem as aulas. Eles seguirão as atividades, junto com os novos colegas.

Conforme Rodrigo, muitas conquistas já foram obtidas. “Nesses primeiros passos, conseguimos estruturar a aulas com alunos e professores, estabelecendo o plano pedagógico juntamente os pólos e a sede da escola num movimento do ensaio coletivo de Música. Três grandes ações surgiram, que foram a criação dos concertos didáticos, os ensaios gerais e as aulas experimentais com crianças, ampliando o atendimento”, pontua.

O feedback dos alunos e das famílias tem sido muito positivo. “Todos estão muito empolgados e estimulados, tanto com a valorização dos nossos alunos, o seu desempenho e desenvolvimento nas aulas das outras disciplinas e o fortalecimento do processo de socialização e pertencimento. Quando educamos musicalmente um aluno, estamos atingindo a família, a escola e o meio onde vivem”, destaca Rodrigo.

Para o maestro, a expectativa é que a Escola Pública de Música Yamandu seja uma referência na qualidade e diversidade do ensino de instrumentos musicais e, ainda, meio de inserção de novas propostas de formações musicais, como orquestras, corais e bandas. “Estamos sempre buscando a excelência do ensino da música, mantendo a preocupação com que os nossos alunos sejam sempre estimulados e valorizados nas suas experiências e vivências musicais. Há uma longa caminhada, mas continuamos acreditando que, juntos, podemos transformar a maneira de viver desses alunos através da música”, considera.

Como funciona

A Escola Pública de Música é uma iniciativa inovadora da Prefeitura para levar aos jovens uma oportunidade de transformação social. O projeto leva o nome do violonista, compositor, vencedor do Grammy Latino em 2021 e passo-fundense Yamandu Costa.

Quatro escolas de Ensino Fundamental são chamadas de pólos concentram as aulas de música. São elas: Senador Pasqualini, Cohab Secchi, Benoni Rosado e Wolmar Santon. O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explica que a escolha dessas instituições foi realizada com a divisão da cidade em quatro quadrantes. “Uma escola em cada quadrante foi definida para acolher o projeto. Essas escolas recebem alunos de outras instituições de suas regiões. Partindo de uma dimensão de cidade educadora, elas têm o território como espaço de ação”, salienta.

Já na sede da Escola de Música Yamandu Costa, localizada no Parque da Gare, é realizado um trabalho específico e aprofundado com os alunos que apresentam maior aptidão nas escolas do quadrante, além de outras ações envolvendo a comunidade.

A Escola de Música conta com quatro professores e quatro auxiliares. Em sistema de rodízio, eles vão até as escolas para ministrar as aulas.

📧 Informações: https://linktr.ee/epmyc

Foto: Michel Sanderi