Prefeito Pedro confirma entrega da mochila escolar para os alunos da rede municipal

Além do uniforme escolar, os 17 mil alunos da rede municipal receberão da Prefeitura uma mochila para levar os materiais. Itens serão entregues ainda neste mês

Os alunos da rede municipal de Passo Fundo terão, neste ano letivo, uma novidade: além do uniforme escolar, que é fornecido pela Prefeitura todos os anos, eles receberão uma mochila. O anúncio foi feito pelo Prefeito, Pedro Almeida, nesta terça-feira (12), durante um desfile que contou com a participação dos estudantes.

Conforme o prefeito, o novo investimento do Município tem como objetivos principais trazer economia para as famílias e amenizar as diferenças sociais. “Estamos efetivando mais uma das metas para a educação. Os alunos, desde 2014, são uniformizados e, agora, eles também terão a mochila para levar os seus materiais. Sabemos o quanto isso significa para as famílias”, disse o prefeito.

Tajin Akter, de 13 anos, estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo de Souza Mattos. Ela veio de Bangladesh há oito anos com a família e contou ter ficado feliz com mais esse item para ir às aulas. “Eu amei. Achei tudo muito lindo. O que mais gosto em Passo Fundo é a minha escola, pois, no país de onde vim, tudo é diferente”, comentou.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explica que a mochila foi pensada para atender às necessidades do dia a dia. “Buscamos criar um modelo mais moderno e que vai ao encontro do gosto das crianças e dos jovens, além de possuir um material de qualidade e durável. A mochila do Ensino Fundamental comporta os materiais e um notebook. Já a da Educação Infantil é menor, ajustada ao tamanho das crianças”, mencionou.

As mochilas serão entregues aos mais de 17 mil alunos da rede, entre os da Educação Infantil e os do Ensino Fundamental, por meio das escolas. Da mesma forma, será realizada a destinação do kit de uniforme escolar. Enquanto o do Ensino Fundamental inclui moletom, duas camisetas de manga curta e duas de manga longa, o da Educação Infantil, além dessas peças, conta com casaco, leggings e corsários. Já a jaqueta é entregue a cada dois anos e fez parte do kit de 2021.

Para o prefeito, além de levar economia às famílias, o uniforme promove a segurança das crianças e amplia a sensação de pertencimento “Quando um estudante está de uniforme, ele é facilmente identificado dentro e fora das escolas. Por isso, é muito importante que ele utilize as peças todos os dias”, disse.

Os pais ficaram satisfeitos com o anúncio e com a programação de entrega para este mês. Jaqueline de Assis é mãe da Ester, de 4 anos, que desfilou para apresentar o uniforme, e do Emanuel, de 10. “O uniforme iguala todos os alunos. Ninguém vai com roupa melhor e não precisamos gastar. Foi emocionante ver a Ester participar deste momento tão especial de apresentação”, relatou.

Uma Cidade Educadora

A mochila que será entregue aos alunos traz o brasão do município e a logo de Passo Fundo Cidade Educadora, simbolizando um novo momento da educação municipal. Em abril do ano passado, o município ingressou na Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), que reúne mais de 500 cidades em todo o mundo e auxilia governos, prefeituras, secretarias e cidades a implementarem medidas voltadas ao desenvolvimento integral de seus habitantes com base na educação, equidade e direitos humanos.

De acordo com o secretário de Educação, os princípios da Associação “devem ajudar o município, no médio prazo, a ter não somente uma cidade que educa, mas, principalmente, estabelecer premissas sobre as quais será possível construir um projeto maior de desenvolvimento da cidade, formando pessoas que possam impactar positivamente no mundo”. Dessa forma, todas as ações desenvolvidas na área da Educação possuem uma perspectiva integral.