Embaixadores do Desafio Missão Cidade Educadora apresentam programas educacionais em Barcelona

Cinco alunos da rede municipal de Passo Fundo estão em uma viagem de intercâmbio cultural e educacional, representando o município em seminários e painéis para compartilhar as iniciativas e experiências promovidas nas escolas municipais

Em espanhol, na manhã desta segunda-feira (08), os cinco alunos da Rede Municipal de Ensino que estão representando Passo Fundo em Barcelona, apresentaram os programas educacionais implementados no município para a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) e também para coordenadoras do Departamento de Educação e Cultura de Barcelona. A atividade faz parte da agenda de ações que compõem o Desafio Missão Cidade Educadora: Destino Barcelona, o programa da Prefeitura que incentivou e estimulou o ensino e a aprendizagem nas escolas de ensino fundamental da cidade, premiando os que obtiveram os melhores desempenhos em cinco áreas de competência.

Para o secretário de Educação de Passo Fundo, Adriano Canabarro Teixeira, o compartilhamento de experiências e a troca de conhecimentos sobre projetos e iniciativas educacionais é fundamental para promover e ampliar a participação do município no programa internacional de Cidades Educadoras. “Barcelona é a cidade que dá origem a este programa, portanto estar aqui falando sobre as nossas propostas significa um reconhecimento é uma oportunidade de fazer com que a educação seja, de fato, transformadora”, comentou ele, agradecendo a acolhida e a recepção da coordenação internacional da AICE e da Prefeitura de Barcelona que organizaram os painéis em que os estudantes passo-fundenses falaram sobre a Escola Pública De Música Yamandu Costa, a Escola das Profissões, a Escola Pública de Artes e Criatividade, o Prisma Espaço Geek e o programa Ki_da_Hort@.

Acompanhados de um familiar responsável e por um professor da escola em que estuda, Mateus Felipe Bellini da Luz, a Sabrina Schmitz dos Santos, a Luane Freitas Ruas, a Mei Lyn Chaves Choy e a Esthefani Simões são os estudantes que venceram o Desafio Missão Cidade Educadora, implementado pela Prefeitura de Passo Fundo em 2022. Desde que foram anunciados como vencedores, os estudantes têm se dedicado às aulas de espanhol e catalão, participando de eventos oficiais do Município e interagido com diferentes espaços públicos, ampliando o conhecimento dos passo-fundenses sobre a conceito de Cidade Educadora. A viagem para Barcelona é um dos resultados deste projeto. “Acreditamos neste compromisso que assumimos com a edição e com a cidade, fazendo de Passo Fundo um município que promove o ensino para além dos espaços escolares “, reiterou o prefeito, Pedro Almeida, que nomeou estes cinco alunos como Embaixadores para que, até o dia 13 de maio, quando encerra viagem, sejam representantes de Passo Fundo no exterior.

Para o Mateus, que falou sobre a Escola Pública de Música Yamandu Costa, a apresentação foi bastante produtiva. “Acredito que consegui cumprir a missão de representar bem o município, falando sobre a Escola de Música. É um projeto muito interessante e que despertou o interesse da AICE por contemplar alunos não só das escolas municipais, mas poder ser estendida para todo o território”, ponderou o aluno da EMEF Senador Pasqualini.

Ao ouvir relatos sobre os projetos apresentados pelos estudantes, a secretária Geral da AICE, Marina Canals Ramoneda, reiterou que um dos objetivos principais das Cidades Educadoras é transformar as pessoas para que elas transformem o mundo. “O que estes estudantes relataram nos deixa satisfeitos e otimistas, porque demonstra um interesse e uma preocupação da Administração em criar politicas duradouras para que o número de pessoas contempladas seja cada vez maior”, disse Marina, citando que muitas das informações trazidas pelos “embaixadores passo-fundenses estão presentes nas metas que estruturam o programa internacional de Cidades Educadoras “.

Depois do seminário da AICE, a comitiva de Passo Fundo foi recepcionada na Prefeitura pela comissionada de Educação de Barcelona, uma função semelhante à de Secretaria de Educação, Maria Truñó, que explicou como a cidade absorve e promove estes conceitos, incorporando elementos do programa educacional no cotidiano dos cidadãos. “A cidade precisa ser das pessoas. Este é um conceito muito importante para nós aqui em Barcelona e Passo Fundo está neste caminho”, analisou ela.

Durante a tarde, os alunos e professores conheceram a Escola Mercè Rodoreda, que possui programas integrando a instituição com o bairro em que ela está instalada. “A Escola visitada demonstra que as instituições de ensino podem ser abertas para as pessoas, principalmente quando nelas não estão ocorrendo processos formais de ensino. Além disso, compartilhamos experiências sobre programas como o de hortas comunitárias, que também estamos implementando em nossa rede de ensino, potencializando o território como um todo”, explicou a coordenadora da Coordenadoria de Inovações Educacionais da SME, Denize Cornelio da Luz, citando ainda que a Mercè Rodoreda possui um programa de acolhimento aos imigrantes, a exemplo do que a rede municipal de educação executa a partir do componente curricular Cidadania Global.

Até o sábado (13), a comitiva de Passo Fundo ainda terá programações oficiais em institutos de inovação e tecnologia e também para tratar de questões ambientais e mudanças climáticas. Para a professora Adriana Aparecida Lima de Souza, que acompanha a Missão, os alunos demonstraram todo o conhecimento adquirido nos últimos meses sobre os programas que Passo Fundo, refletindo a importância destas iniciativas para ampliar a educação em todos os espaços, impactando mais pessoas na comunidade. Participam da viagem a Barcelona alunos das EMEF’s Senador Pasqualini, Padre José de Anchieta, Professora Helena Salton, Daniel Dipp e Etelvina Rocha Duro.