Prefeitura estrutura cronograma para atender demandas por melhorias nas escolas municipais

Um programa de melhorias e investimentos será lançado nos próximos dias, além das obras de cinco novas escolas que estão em andamento

A qualificação da infraestrutura das escolas da Rede Municipal de Educação está mobilizando as áreas de gestão e planejamento da Prefeitura de Passo Fundo. Após ter recepcionado as 72 direções das instituições de ensino nos dias 24 e 26 de maio, o prefeito Pedro Almeida, reuniu, na manhã desta quinta-feira (01), os secretários e as equipes das secretarias de Educação, Planejamento, Gestão e de Administração para dar encaminhamento às solicitações apresentadas recentemente.

De acordo com o prefeito, depois do processo de escuta das reivindicações, as secretarias envolvidas no tema reuniram-se para compilar e agrupar as necessidades manifestadas pelas escolas, resultando em três grandes grupos de ações que serão inseridas em um cronograma de trabalho. “Cumprida a etapa da ouvidoria, nos debruçamos em alinhar cada demanda dentro de critérios técnicos. Foram observadas, por exemplo, questões de legislação, orçamento, tempo de execução e os recursos humanos envolvidos nas tarefas. Este mapeamento nos dá uma dimensão mais concreta daquilo que vamos realizar no próximo período”, explicou Pedro.

Além de ser uma iniciativa inédita, as reuniões ocorridas no final do mês de maio estimularam o debate sobre o momento experimentado pela educação municipal. Conforme o prefeito, o que tem se discutido agora é como promover avanços nas instituições de ensino após os investimentos que já foram realizados. “No primeiro ano da gestão, a Administração e a SME se dedicaram às questões da saúde, ao retorno dos alunos às escolas e o enfrentamento das desigualdades educacionais que se acentuaram em razão da pandemia. Nossos investimentos, neste período, tiveram como foco a reformulação da parte tecnológica das nossas instituições, o que tem nos dado condições de qualificar o ensino oferecido às crianças e adolescentes. Criamos o Centro Pós-Covid, ampliamos o número de vagas e também estamos construindo novas escolas”, enumerou ele, citando ainda as novas escolas construídas e/ou em fase de construção, além da nomeação de novos professores e profissionais de educação.

Segundo o prefeito, mais de 600 demandas foram apresentadas, envolvendo pedidos oriundos das escolas de educação infantil, ensino fundamental e da Escola dos Autistas. “Todas as solicitações acabam interferindo no dia a dia da comunidade escolar e vão ser olhadas com muita responsabilidade. Uma grande parte delas diz respeito à infraestrutura e estão sendo inseridas no planejamento das nossas áreas técnicas”, comentou o chefe do Executivo Municipal, acrescentando que, nas próximas semanas, um pacote de melhorias e qualificação desses espaços será apresentado. “Acreditamos no potencial destas reuniões feitas com as diretoras. Recebemos muitas sugestões sobre a situação de cada espaço escolar e como podemos melhorá-los”.

Para o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a qualificação dos espaços escolares garante mais segurança e conforto para os estudantes e professores. “Algumas questões já vêm sendo trabalhadas pela Secretaria de Educação, mas outras exigem que tenhamos, além de orçamento, também a viabilidade técnica necessária para executá-las. Por isso, este encontro com as diretoras das nossas escolas foi fundamental. Agora, vamos nos debruçar na organização do plano de trabalho e garantir que toda a rede seja contemplada”, argumentou.

Conforme o prefeito, cumprida a etapa de planejamento das demandas, a Administração fará o anúncio do primeiro pacote de melhorias e qualificação da rede. “Pretendemos, na segunda quinzena de junho, divulgar um calendário com ações que possam ser atendidas em um curto espaço de tempo, o que garantirá avanços para as comunidades escolares e dará um retorno efetivo para nosso corpo de diretoras”, resumiu Pedro, observando que todas as manifestações das diretoras das escolas foram absorvidas e serão inseridas no cronograma de investimentos.

Foto: Michel Sanderi