Passo Fundo vai apresentar inovações pedagógicas com município referência em educação no país

Programas como o Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional, Avaliação Diagnóstica e a Cyberliga serão apresentados aos gestores e professores de Sobral, município brasileiro destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Atividade ocorre em novembro e levará coordenadores e diretores de quatro escolas municipais de Passo Fundo

Programas como o Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional, Avaliação Diagnóstica e a Cyberliga serão apresentados aos gestores e professores de Sobral, município brasileiro destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Atividade ocorre em novembro e levará coordenadores e diretores de quatro escolas municipais de Passo Fundo

Alunos e professores da Rede Municipal de Ensino em Passo Fundo estão inseridos em um projeto de estímulo à inovação e à constante construção e aperfeiçoamento de estratégias  para melhorar a qualidade da educação local. Para o prefeito Pedro Almeida, a dinâmica é provocar e promover avanços em todos os setores, por meio de um processo pedagógico emancipador e que se expande para fora das salas de aula. “É por isso que também nos tornamos uma Cidade Educadora, assumindo o compromisso de fazer educação para além dos espaços escolares”, antecipa ele.

Desde o início de seu governo, Pedro tem direcionado recursos que estão melhorando a infraestrutura das escolas municipais e possibilitando o desenvolvimento de novos programas voltados ao uso da tecnologia, como os mais de R$ 12 milhões investidos na aquisição de notebooks, tablets e novos aparelhos televisores de 55 polegadas. “Pensar e fazer uma educação plural e crítica exige o entendimento da necessidade de investirmos em tecnologia e inovação. Em uma sociedade veloz, o ensino também deve ser ágil para acompanhar as transformações sociais que nossos alunos experimentam”, avalia o prefeito.

A preocupação do Executivo com estas e outras questões têm tornado o ensino público local uma referência para outras regiões e Estados brasileiros. É o que comprova o convite recebido pelo prefeito e pelo secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, da Prefeitura e da Secretaria de Educação de Sobral, município cearense destaque nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), para apresentar as iniciativas e os programas desenvolvidos em Passo Fundo nesta área, em novembro. “Ficamos honrados com essa oportunidade, porque é um reconhecimento ao trabalho dedicado e comprometido de toda a equipe da Secretaria de Educação, tanto dos coordenadores quanto dos professores, que fazem o processo ocorrer no dia a dia de cada escola”, defende Pedro.

Segundo Teixeira, em Sobral serão compartilhadas as experiências inovadoras no enfrentamento às desigualdades educacionais e à formatação de políticas públicas e pedagógicas que levam em consideração o uso da tecnologia nos processos de ensino. “Vamos falar sobre nosso processo de Avaliação Diagnóstica, sobre o Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional, os projetos Apoiar e Cyberliga por exemplo”, comenta o secretário municipal de Educação, complementando que quando se fala de educação, os resultados sempre são a médio e longo prazos, mas que dependem, fundamentalmente de estratégia e ações no curto prazo. “O convite de Sobral nos ajuda a consolidar nossa visão de ser referência em ensino público de qualidade por meio da ciência, da tecnologia e da inovação”.

Desafio Cidade Educadora
Ao confirmar a participação de Passo Fundo no encontro com Sobral, o prefeito anunciou a promoção de um desafio para ampliar o intercâmbio de informações com o município cearense. “Queremos que os diretores e coordenadores pedagógicos da nossa rede possam participar desta interação. Por isso, criamos um desafio para que os diretores e coordenadores de quatro escolas selecionadas – duas de Educação Infantil e duas de Educação Fundamental – estejam conosco neste importante diálogo”, relata Pedro.

Para participar, cada escola deverá apresentar um banner contendo os motivos pelos quais Passo Fundo é uma Cidade Educadora. As que obtiverem a melhor pontuação, a partir de uma série de critérios, serão escolhidas para compor a delegação passo-fundense no evento promovido pela Secretaria de Educação de Sobral. “Além desta atividade no Ceará, a delegação também vai participar de outras atividades na sede da Google, em São Paulo, e acompanhar uma visita à Escola do Futuro e ao Parque Científico da USP”, complementa Teixeira.

Incentivo e compromisso com a educação básica
A iniciativa de aproximar as experiências educacionais desenvolvidas em Sobral e em Passo Fundo, explica o secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, cumpre o objetivo de ampliar o diálogo e as ações propositivas e transformadoras realizadas na educação pública destes municípios. “Ao falar sobre as experiências da reforma educacional que houve em Sobral, pretendemos possibilitar o compartilhamento destes projetos e das nossas iniciativas, conhecendo o que também vem sendo realizado em outras regiões do Brasil”, aponta.

O município de Sobral, comenta Lima, tem se destacado como o mais significativo referencial de crescimento e desenvolvimento econômico do interior do Ceará, constituindo-se num centro de convergência por sua ampla e moderna estrutura nos setores da saúde, educação, comércio, indústria, serviços, lazer, cultura e arte. “Temos um compromisso em manter a excelência e a qualidade nos nossos serviços oferecidos à população. Sobral continua em um ritmo muito acelerado de inaugurações, convocações de profissionais, e tudo isso vem fortalecer esse momento que é de grande significado: recuperar o ritmo de trabalho, de esforço e, principalmente, dos resultados porque eles materializam o nosso esforço e nossa dedicação”, destaca ele.

O secretário de Educação de Sobral observa ainda que entre os temas que serão abordados neste intercâmbio de informações a respeito de práticas educativas, estão a formação de professores, avaliações diagnósticas de aprendizagem e curriculares. “Nossa expectativa é bastante positiva em relação a este encontro com Passo Fundo, porque além de podermos falar sobre a reforma educacional que promovemos em Sobral, vamos ter a oportunidade de ouvir o que está sendo posto em prática no município gaúcho. Isso vai possibilitar uma aproximação entre programas de educação que tragam benefícios para todos”, resumiu Lima.