Projetos pedagógicos da rede municipal preparam os alunos para o futuro

Entre os projetos trabalhados com os alunos, está o da Cultura Digital, que levará a todos a programação de computadores

Os projetos pedagógicos criam oportunidades de promoção de uma educação voltada ao futuro, transversal aos conteúdos curriculares e com potencial para transformar o olhar dos alunos. Visando qualificar ainda mais a Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura traz para o ano letivo de 2022 a inserção de projetos pedagógicos que criam aos estudantes condições para que ampliem as suas possibilidades de ação no mundo.

O prefeito, Pedro Almeida, pontua que o Município vem aplicando investimentos que permitem que as escolas sejam laboratórios e locais de experimentação. “Ao encontro da concepção de educação que o governo municipal desenvolveu a partir dos parâmetros globais, a Prefeitura tem proporcionado a execução de iniciativas com recursos. Nesta semana, entregamos o maior investimento em tecnologia, que contempla novos equipamentos para alunos e professores: são 1400 notebooks, 760 tablets e 500 televisões, que chegarão a todas as escolas nos próximos dias. Além disso, fizemos a reforma da rede lógica e do sistema de informação das instituições. Qualificando a educação, queremos que as crianças sejam parte das soluções do mundo”, menciona.

Conforme explica o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a seleção dos projetos observa as grandes demandas e tendências globais da educação. “Os projetos trazem para a grade curricular oportunidades para o desenvolvimento de habilidades que vão além das convencionais, como Matemática, Português e Ciências Naturais. Eles antecipam questões fundamentais dentro de um contexto de formação dos cidadãos no século XXI e são trabalhados de forma interdisciplinar, estruturada e integrada com os alunos”, afirma.

Projetos e níveis de ensino

O projeto pedagógico que pautará todo o Ensino Fundamental é o da Cultura Digital, que envolve um conjunto de práticas, costumes e formas de interação social a partir da tecnologia. “Cem porcento dos alunos vão trabalhar com questões relacionadas à tecnologia, com pensamento crítico, responsabilidades, segurança e programação de computadores. Esse é um dado importante: estamos entre os 10 primeiros municípios do Brasil que desenvolvem a Cultura Digital para todos os seus alunos, culminando na programação de computadores, uma habilidade essencial para os profissionais de qualquer área no século XXI”, considera o secretário.

Além disso, segundo ele, outros projetos foram pensados por nível de ensino: os anos iniciais do Ensino Fundamental também trabalharão a Cidadania Global. “A Cidadania Global propõe reflexões de que todos nós fazemos parte de um mundo muito maior do que aquele que está ao nosso redor e que isso, antes de ser uma ameaça, é uma oportunidade. Os alunos poderão conhecer outras culturas e identificar como elas podem qualificar a nossa própria cultura, em um processo avaliação da constituição cultural de povos baseado em empatia, respeito e tolerância. Na nossa rede, temos quase 200 alunos imigrantes, e isso evidencia aos estudantes que todos nós somos cidadãos do mundo”, destaca.

Já os estudantes dos anos finais terão atividades dentro do projeto de Pensamento Científico. “Aqui, eles poderão verificar problemas que existem, por exemplo, na comunidade e propor soluções. Ainda, desenvolver protótipos para tirar as soluções do mundo das ideias e colocar em prática para entregar à sociedade. Essa é uma iniciativa que extrapola os muros da escola, conectando os alunos com o mundo”, aponta.

Mais um projeto que será levado aos alunos do primeiro ao quinto ano é o da Leitura. Seu objetivo, além de fomentar a leitura, buscará acelerar a alfabetização. Para isso, o Município assinou a plataforma Arte dos Livros, com 30 mil títulos que podem qualificar as oportunidades de leitura para as crianças e jovens de nossas escolas.

É possível apontar que estes projetos pedagógicos criam um contexto educacional em Passo Fundo que, além de potencializar a utilização de toda a infraestrutura disponibilizada e considerar o processo intenso de formação de professores em movimento desde 2021, antecipa e concretiza aquelas características e demandas que, até então, eram vistas como exclusivas de um futuro distante.