Prefeitura abre inscrições para alunos que queiram integrar a Escola Pública de Música Yamandu Costa

Projeto é voltado aos alunos do sexto ao nono ano da rede municipal. A estrutura necessária para o início das atividades está em fase de finalização

Em breve, a Escola Pública de Música Yamandu Costa será uma realidade para os alunos da rede municipal de Passo Fundo. Ao mesmo tempo em que finaliza a implementação das salas de música nas escolas e a construção da sede do projeto, no Parque da Gare, a Prefeitura está fazendo as inscrições dos estudantes interessados em fazer parte da iniciativa.

Para o prefeito Pedro Almeida, essa é uma oportunidade para que os alunos tenham contato com a música e sintam em suas vidas transformações que podem acontecer a partir dela. “Este é um projeto que tem objetivos importantes: levar o acesso à música, contribuir com o desenvolvimento integral dos alunos e realizar sonhos. A Escola Pública de Música é uma iniciativa que foi pensada com sensibilidade para ser um diferencial para os jovens”, disse.

O projeto é voltado para os alunos do sexto ao nono ano da rede municipal. As inscrições podem ser realizadas pelo link gg.gg/epyminscricao, mediante o preenchimento de um formulário com as informações pessoais dos estudantes. Todas as instituições de Ensino Fundamental também receberam um cartaz com um QR Code para as inscrições e podem auxiliar a tirar dúvidas sobre o cadastramento.

Paralelamente às inscrições, é efetuado nas escolas um processo de divulgação do projeto, a partir do qual os alunos têm contato com a música e os instrutores. Esta ação é conduzida pelo coordenador da Escola de Música, maestro Rodrigo Ávila. “Estamos fazendo um concerto didático com caráter de aproximar os alunos à Escola de Música e apresentar para eles a proposta. Neste formato, com os professores tocando e interagindo, sentimos que vamos ter uma resposta muito maior porque os jovens conseguem vislumbrar onde podem chegar”, destaca.

Como o projeto conta com quatro salas de música em escolas, as visitas acontecem por quadrante. Neste momento, os instrutores estão indo até as instituições abrangidas pela EMEF Benoni Rosado. A ideia é que, até meados de março, todos os quadrantes sejam visitados.

Conforme o maestro Rodrigo Ávila, a aceitação tem sido muito positiva. “Levamos aos alunos um repertório que se aproxima à realidade deles e propomos uma série de dinâmicas com eles. Estamos tendo uma aceitação grande”, enfatiza.

Como vai funcionar
A Escola Pública de Música é uma iniciativa inovadora da Prefeitura para levar aos jovens uma oportunidade de transformação social. O projeto leva o nome do gênio da música mundial, vencedor do Grammy Latino em 2021 e passo-fundense Yamandu Costa.

Os estudantes que tiverem interesse em participar do projeto terão acesso a quatro modalidades de ensino de música, que contemplam instrumentos de cordas, cordas friccionadas, percussão e sopro. A escolha da modalidade ocorre durante o preenchimento do formulário de inscrição.

Quatro escolas de Ensino Fundamental concentrarão as aulas de música. São elas: Senador Pasqualini, Cohab Secchi, Benoni Rosado e Wolmar Salton. O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explica que a escolha dessas instituições foi realizada com a divisão da cidade em quatro quadrantes. “Uma escola em cada quadrante foi definida para acolher o projeto. Essas escolas acolherão alunos de outras instituições de suas regiões. Partindo de uma dimensão de cidade educadora, elas têm o território como espaço de ação”, salienta.

Conforme explica Adriano, na sede da Escola de Música Yamandu Costa, localizada no Parque da Gare, será realizado um trabalho específico e aprofundado com os alunos que apresentarem maior aptidão nas escolas do quadrante. “Os alunos que se destacarem vão poder estar no conservatório para compor conjuntos musicais formados por crianças e jovens da rede pública municipal de educação”, enfatiza.

A Escola de Música conta com quatro professores e quatro auxiliares, já contratados pela Prefeitura. Em sistema de rodízio, eles irão até as escolas para ministrar as aulas. As salas de música das escolas estão em fase de finalização. Com a estrutura acústica implementada, elas estão recebendo o mobiliário e, em seguida, terão os instrumentos. O prédio que sediará o projeto ganhou forma e está próximo da inauguração com 90% das obras concluídas.

O início das atividades da Escola Pública de Música é programado para o segundo trimestre do ano. Já no terceiro trimestre, haverá a abertura das atividades na sede da Escola, reunindo os estudantes com destaque.