Prefeitura inaugura o Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional

Iniciativa inédita no estado tem como objetivo promover uma educação de qualidade para todos. Para isso, conta com o envolvimento de uma equipe multidisciplinar

A Prefeitura de Passo Fundo entregou, nesta terça-feira (3), o Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional. Pioneiro no Estado, o espaço deverá atender alunos de toda a rede municipal que tiveram perdas no processo de ensino-aprendizagem devido à pandemia e ao distanciamento social com o objetivo de promover uma educação de qualidade para todos.

O Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional conta com professores de diversas áreas, pedagogo, neurologista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social. Todas as suas salas foram feitas para acolher os estudantes encaminhados pelas escolas da rede municipal.

Para o prefeito, Pedro Almeida, a iniciativa é fundamental para assegurar a recuperação dos conteúdos letivos, fortalecer os projetos pedagógicos da Secretaria de Educação e criar as condições para que os estudantes tenham condições de avançar no processo de aprendizagem. “As desigualdades educacionais foram aumentadas pela pandemia, e, a partir de projetos coletivos, estamos trabalhando para superar obstáculos. Aqui neste Centro, reunimos profissionais da educação e da saúde em um único local para atender os alunos que necessitarem dos serviços específicos para fortalecer cada vez mais a educação da nossa rede, que é referência em todo o país”, afirmou.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explica que a perspectiva do novo espaço é assegurar uma política pública educacional diante dos desafios apresentados durante e após a pandemia, visando um sistema de ensino que contemple todas as crianças e adolescentes e fortalecendo o protagonismo de Passo Fundo como uma Cidade Educadora. “Na prática, o Centro ampliará significativamente o serviço oferecido pelo Centro Municipal de Atendimento ao Educando (CEMAE), aproximará os diferentes órgãos da Rede de Apoio à Escola (RAE) e potencializará o atendimento oferecido aos estudantes da Educação Especial nas salas de recursos, principalmente, os da Educação Infantil”, afirmou.

Rafaela de Chaves da Rocha é mãe do João Lucas, que tem cinco anos, estuda na EMEI Rita Sirotsky e será uma das crianças acompanhadas pelo Centro. Os dois estiveram presentes na entrega do espaço. “Gostamos muito do local. Eu acredito que vai contribuir com a aprendizagem dele”, comentou.

A professora Rochele Tondello da Silva reafirmou a importância da iniciativa. “O Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional vem num momento de extrema importância para o estudante que passou por inúmeras dificuldades nesse período, onde não teve presencialmente a interação e a estimulação da escola. Neste sentido, o Centro vai contribuir desenvolvendo estratégias de forma integrada e multidisciplinar e apoiando as escolas e os estudantes às suas necessidades nos processos de aprendizagens”, pontuou.

Metodologia

O secretário de Educação explica como será o fluxo de atendimento. “Os estudantes que apresentarem dificuldades no processo de ensino e aprendizagem mesmo após passarem pelo Projeto Apoiar ou pelas Salas de Recursos, serão encaminhados para o Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional, onde passarão por triagem e avaliação para o melhor encaminhamento à equipe multiprofissional do próprio do centro”, enfatiza.

No local, são oferecidos serviços especializados. Os atendimentos serão exclusivamente para os alunos das 72 escolas municipais, sendo 35 instituições de Ensino Fundamental e 37 de Educação Infantil. Ao todo, a rede contempla mais de 17 mil estudantes

Local de funcionamento
O Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional fica na Rua Antônio Araújo, 1151, Centro.