Prefeitura divulga vencedores do Desafio Cidade Educadora

Quatro diretoras e quatro coordenadoras pedagógicas da rede municipal irão a Sobral, no Ceará, e conhecerão a sede da Google, em São Paulo

O prefeito Pedro Almeida divulgou nesta quinta-feira (20) o resultado do Desafio Cidade Educadora, uma iniciativa da Prefeitura que levará diretoras e coordenadoras pedagógicas da rede municipal para visitar Sobral (CE), referência em educação no país, e para conhecer a sede da empresa Google, em São Paulo.

Ao lado do secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, o prefeito comunicou o resultado às escolas vencedoras: EMEI André Zaffari, EMEI Santa Isabel, EMEF Senador Pasqualini e EMEF Professor Arno Otto Kiehl. As diretoras e as coordenadoras pedagógicas das quatro escolas selecionadas participarão gratuitamente da viagem.
O Desafio consistiu na produção, por parte de cada escola, de um banner contendo os motivos pelos quais consideram Passo Fundo uma cidade educadora. Os banners foram submetidos à avaliação de uma comissão julgadora composta por Silvana Ortiz, representante da Delegação América Latina de Cidades Educadoras - Rosário/Argentina; Thomas Germano Battesini Teixeira e Adriana Bragagnolo, do projeto UniverCidade Educadora; Márcio Tascheto, Docente da UFN Santa Maria e pelo secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira.

“A educação ocorre no espaço escolar e também fora dele. Uma cidade educadora ensina através da Cultura, dos costumes, dos espaços públicos, da interação com seus habitantes. A viagem de trabalho a Sobral e São Paulo será uma fonte de aprendizado e tenho certeza de que despertará muitas outras iniciativas e parcerias", afirmou o prefeito Pedro, durante encontro com as diretoras e coordenadoras.

Para o secretário de Educação, embora a cidade educadora seja aquela que cria condições de desenvolvimento humano para além dos portões das escolas, as escolas e professores têm um papel importante no processo de descoberta da dimensão pedagógica dos outros agentes da sociedade. “O Desafio Cidade Educadora teve ampla participação das escolas da rede e mobilizou de diferentes formas toda a comunidade escolar: alunos, professores, equipe diretiva e famílias. Ter professores da rede neste importante momento de formação, quando estaremos estabelecendo um processo de intercâmbio de experiências entre Passo Fundo e Sobral, alinhado com a visita ao Google, é um movimento importante de nossa rede no sentido de qualificar nossas ações de inovação na Educação de Passo Fundo”, afirmou.

A diretora da EMEF André Zaffari, Eliane Casagranda de Lima,  destacou o esforço da escola para fortalecer o conceito de Cidade Educadora. “Temos desenvolvido diferentes projetos junto às famílias e à comunidade escolar para todos saberem o que é uma Cidade Educadora. Agora, teremos a chance de mostrar para fora da cidade o que está sendo feito pela Educação em Passo Fundo”, afirmou.

Confira as escolas vencedoras do Desafio Cidade Educadora:

EMEI André Zaffari
Diretora: Eliane Casagranda de Lima