Educação: Prefeitura de Passo Fundo é premiada por projeto de busca ativa e recuperação de aprendizagem

Distinção foi concedida pelo Ministério Público do Estado, durante cerimônia em Porto Alegre, e reconhece o modelo de RAE – Rede de Apoio à Escola implementado na cidade

Passo Fundo foi reconhecida entre os melhores projetos das redes públicas relacionados à busca ativa e recuperação de aprendizagem. A Prefeitura recebeu Menção Honrosa no prêmio Busca Ativa e Recuperação de Aprendizagem, promovido pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. O reconhecimento se deve ao modelo de RAE - Rede de Apoio à Escola implementado em Passo Fundo, considerado pioneiro no Estado.

“A distinção recebida por Passo Fundo reforça a ideia de que apenas com união de esforços e ações colaborativas vamos conseguir garantir a permanência das crianças e adolescentes nas escolas, com recuperação de aprendizagem. Meu reconhecimento à Secretaria de Educação, que vem liderando este trabalho por uma Educação Pública de qualidade”, afirmou o prefeito Pedro Almeida.

A Rede de Apoio à Escola (RAE) é um grupo formado por vários segmentos da sociedade que se reúnem para discutir e elaborar alternativas para melhorar a frequência e a aprendizagem (entre outras situações) em benefício dos estudantes. Em Passo Fundo, o trabalho envolve representantes das escolas, secretarias municipais de Educação e de Assistência Social, 7ª Coordenadoria Regional de Educação.

Conforme explica a secretária adjunta de Educação, Angelita Scottá, a RAE tem por objetivo o trabalho em rede e a busca de soluções coletivas de alternativas para diminuir a evasão e outros problemas que interferem direta ou indiretamente no processo ensino-aprendizagem ou na socialização do aluno. “Tivemos casos de crianças que faltavam às aulas no período de inverno por não terem calçado. A partir do trabalho da rede de apoio, puderam retornar à escola. São muitas situações que causam a infrequência, por isso é feito um verdadeiro trabalho de resgate do aluno infrequente”, afirmou Angelita.

Primeiramente, a direção da escola e os professores vão até o aluno para descobrir o que aconteceu e conversar com os pais para que a criança volte às aulas. Se o aluno não retornar, ele é encaminhado para a rede de apoio e, a partir disso, são discutidas soluções para o problema e a criança poderá ser direcionada para atendimento específico, caso seja necessário. Em Passo Fundo, a RAE é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, através da professora Luciana Medeiros. A rede pode ser contatada pelo email: raepassofundo@edu.pmpf.rs.gov.br.

Foto:
Leocir Thomé - Coordenador de Administração e Planejamento da SME