Com aulas de espanhol e catalão, alunos se preparam para representar Passo Fundo em Barcelona

Em maio, os cinco estudantes da Rede Municipal de Educação que venceram o desafio ‘Missão Cidade Educadora’ embarcam para Barcelona, na Espanha, para apresentar as ações de Cidade Educadora do Município

Desde que receberam a notícia de que seriam os representantes oficiais de Passo Fundo em uma viagem de estudos e intercâmbio cultural em Barcelona, na Espanha, o Mateus Felipe Bellini da Luz, a Luane Freitas Ruas, a Sabrina Schmitz dos Santos, a Mei Lyn Chaves Choy e a Esthefani Biasolini Simões, passaram a dividir o seu tempo entre os estudos na escola e as tarefas extra classe na Escola das Profissões, aprendendo espanhol e catalão para se comunicarem com as autoridades e lideranças internacionais que os receberão. A viagem, confirmada para ocorrer entre os dias 05 a 13 de maio, terá o acompanhamento de um familiar responsável e de professores e profissionais da educação da Rede Municipal de Educação.

Na quarta-feira (19), o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, participou de uma destas aulas, conferindo o andamento dos trabalhos coordenados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e reforçando a importância da tarefa dada aos estudantes. “A Missão Barcelona é resultado de um desafio e de um compromisso assumidos pela nossa Administração, que é o pacto pelo programa de Cidades Educadoras. Quando nos somamos a esta iniciativa internacional estimulamos a promoção do ensino para além das salas de aula. Agora, com esta viagem, os alunos e professores contemplados terão a grande responsabilidade de falar de Passo Fundo em Barcelona, que é o berço das Cidades Educadoras”, comentou Pedro.

O desafio ‘Missão Cidade Educadora’, referido pelo prefeito, foi lançado às escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Educação no início de 2022. O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explicou que as instituições de ensino foram incentivadas a promover projetos inovadores de ensino-aprendizagem e de gamificação, contribuindo com a melhoria dos indicadores das avaliações diagnósticas de cada escola.

Dividida em duas etapas, a Missão selecionou alunos do sétimo ano com os melhores desempenhos em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Naturais, Matemática e Linguagens. “O resultado foi conhecido em novembro de 2022, quando realizamos o primeiro Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT). Neste evento, os estudantes que obtiveram os melhores desempenhos na primeira fase da Missão realizaram uma prova. A soma das notas gerou a definição dos alunos vencedores”, disse Teixeira.

Além dos quatro alunos com a maior pontuação nestas áreas do conhecimento, o desafio também premiou a escola e a aluna que tiveram os maiores índices de gamificação. “Todas as escolas se empenharam muito, porque as atividades propostas despertaram o interesse tanto dos estudantes quanto dos professores. Esse era o nosso maior objetivo. A viagem para Barcelona é uma oportunidade de reconhecer essa dedicação, mas também de ampliar a importância dos nossos programas pedagógicos, uma vez que cada aluno terá que apresentar os projetos de Passo Fundo para os membros da Associação Internacional de Cidades Educadoras”, acrescentou o secretário de Educação.

Os cinco alunos viajarão acompanhados por um familiar responsável, por um professor da sua escola e profissionais da Educação ligados ao programa de Cidades Educadoras.

“Eu nem acreditei quando ouvi o meu nome”, conta uma das alunas vencedoras
As aulas de idiomas tem sido uma grande alegria para a Sabrina, aluna da EMEF Etelvina Rocha Duro, que venceu o desafio na área de Matemática. “Eu tenho aproveitado muito as aulas, porque aprender um idioma é sempre interessante. E como vamos falar dos programas educativos de Passo Fundo em Barcelona, saber se comunicar é fundamental”, comentou ela, que terá a tarefa de apresentar o Prisma Espaço Geek em uma reunião na Prefeitura de Barcelona. “É uma grande responsabilidade, mas estou recebendo auxílio da minha professora e dos meus colegas. Estou muito animada e ansiosa. Eu nem acreditei quando ouvi meu nome, mas a alegria é imensa”.

A professora da Sabrina, Nádia Rúbia Pires, comentou que o desempenho escolar da aluna tem estimulado os demais estudantes e que o desafio já está promovendo mudanças nos ambientes de ensino. “Estamos todos muito motivados com essas tarefas. Passo Fundo tem sido reconhecida na região como um município que investe e acredita na educação municipal e eu acredito que os resultados destes esforços serão recompensados”, disse.

Conciliando as atividades na EMEF Senador Pasqualini e da Escola Pública de Música Yamandu Costa com as aulas semanais de catalão e espanhol, o Mateus Felipe Bellini da Luz, conquistou a oportunidade vencendo o desafio na área de Ciências da Natureza. Para ele, os dias que antecedem o embarque têm sido de muito trabalho e empenho. “Eu estou tentando aprender o máximo possível e aproveitar essa oportunidade. As aulas são muito boas, o espanhol é um idioma interessante e acredito que vou conseguir destacar bem o potencial da Escola Pública de Música Yamandu Costa, quando for apresentar em Barcelona”, relatou.

Foto: Michel Sanderi