Prefeito Pedro Almeida anuncia a primeira escola de turno integral do Município

Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do Bairro Valinhos já está em obras e atenderá mais de 100 crianças. Além desta, outras cinco escolas serão entregues até o próximo ano

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, anunciou, nesta quinta-feira (23), que o Município terá a primeira escola de turno integral. A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do Bairro Valinhos teve as obras iniciadas nesta semana e, com previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2024, atenderá mais de 100 crianças. “É com alegria que trago esta notícia: a primeira escola de turno integral será uma realidade. Futuramente, teremos outras escolas que funcionarão neste formato para atender a comunidade”, disse.

A escola será destinada à etapa creche, compreendendo as crianças dos seis meses aos três anos de toda a cidade. “Por ser a primeira escola de turno integral, a EMEI receberá crianças do entorno do Bairro Valinhos, que hoje tem a EMEI Sonho Encantado nas modalidades creche e pré-escola, e também o de outras regiões. Para isso, o Município disponibilizará o transporte público”, completou.

O anúncio foi recebido com entusiasmo pela comunidade. A presidente do Bairro Valinhos, Cristiane Silva, reiterou a importância que a instituição terá para a vida das famílias. “A nossa comunidade, mais uma vez, está sendo privilegiada. Desta vez, com a Escola de turno integral, que vai ser um ganho para todos: contribuirá com os pais que trabalham o dia todo, potencializará o desenvolvimento integral das crianças e garantirá um futuro melhor”, enfatizou.

Uma das maiores escolas de Educação Infantil
Localizada na Avenida Rio Grande, número 1662, a EMEI Valinhos foi planejada para os serviços em turno integral e, por isso, possuirá área ampliada de 894,21 m², com duas salas para cada etária. Além disso, terá saguão, espaço para atividades múltiplas, sala para os professores, sanitários (incluindo os com acessibilidade), refeitório, cozinha, lavanderia, espaço administrativo, pátio externo fechado, gramado e piso emborrachado para a instalação de brinquedos.

O secretário de Planejamento, Giezi Schneider, destaca que essa será uma das maiores escolas de Educação Infantil do Município. “Temos certeza de que será um equipamento muito importante, uma vez que foi projetado especificamente para a realidade local e perfil de atendimento que será prestado”, avalia.

Novas escolas para atender à demanda crescente
Anualmente, a Rede Municipal de Educação registra um crescimento da procura por vagas. Para o ano letivo de 2023, foram feitas 3,8 mil novas solicitações para o ingresso de estudantes na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, expõe dois fatores relacionados com o aumento da demanda. “Passo Fundo tem sido muito atrativa para pessoas de outros estados. O último censo do IBGE apontou para um aumento de 17% da população, bem acima de cidades do mesmo tamanho. Outro elemento importante tem a ver com os efeitos da pandemia sobre a vida financeira das pessoas. Isso fez com que elas buscassem uma solução pública, inclusive, para educação”, afirma.

O Município trabalha com soluções para responder efetivamente à procura. “A curto prazo, uma alternativa foi realizar a medição das salas de aula com o objetivo de viabilizar a expansão do número máximo de alunos de acordo com o tamanho dos espaços. Há uma legislação que indica essa relação. Conseguimos atender mais 500 alunos apenas com a medição. A médio prazo, estamos entregando mais salas de aula nas escolas. A EMEF Eloy Pinheiro Machado, por exemplo, recebeu duas salas novas, que, dependendo da faixa etária, poderá atender mais 90 alunos da região”, enfatiza Adriano.

A medida com reflexos a longo prazo é a construção de novas escolas, uma determinação do prefeito Pedro Almeida e que possui prioridade dentro das metas do governo. Além da EMEI do Bairro Valinhos, serão entregues as EMEIs Parque do Sol, que teve as obras retomadas pelo Município neste mês, César Santos, Victor Issler e Maggi de Césaro, que resultarão em mais de 700 vagas para a Educação Infantil, e a EMEF Petrópolis, que abrirá também 700 vagas para o Ensino Fundamental e atenderá parte dos alunos em turno integral.

Conforme o prefeito, todas essas escolas deverão ser concluídas até o próximo ano, qualificando a Educação. “Serão quase 1,5 mil novas vagas, com atenção especial para a Educação Infantil, observando o crescimento da demanda da Rede Municipal e entregando às famílias um local seguro para as crianças. A entrega de novas escolas e da primeira escola de turno integral do Município reitera o compromisso que temos com a Educação Municipal, que já é uma referência para o país”, considera.