Prefeitura promove workshop sobre a importância da música na formação humana

Atividade integra as ações do programa da Escola Pública de Música Yamandu Costa e será ministrada pela intérprete, compositora, arranjadora e professora, Elodie Bouny. Elodie, que também é produtora de projetos culturais, é esposa do instrumentista passo-fundense, Yamandu Costa

Reconhecida como uma forma de expressão universal, a música tem sido utilizada como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo, sobretudo nos processos educacionais e de socialização de crianças e adolescentes. Integrando as ações da Escola Pública de Música Yamandu Costa e buscando ampliar o acesso da comunidade às iniciativas culturais, a Prefeitura de Passo Fundo promove, nesta sexta-feira (04), no Teatro Múcio de Castro, a partir das 19h, o workshop “A importância da música na formação humana”, com a musicista e intérprete Elodie Bouny.

A atividade, que é gratuita e aberta ao público, tem o objetivo de apresentar como a música pode ser utilizada para potencializar o aprendizado das crianças nas séries iniciais e na Educação Infantil, estimulando ainda processos lúdicos de socialização e interação. Dedicando-se aos estudos acadêmicos sobre a educação musical, Elodie atua desde o início dos anos 2000 como intérprete e vem desenvolvendo também uma atividade intensa como compositora, tanto para violão quanto para diversas formações, que vão desde música de câmara até ópera, passando por formações orquestrais diversas. “A aprendizagem da música é uma janela aberta para uma criança: são novas possibilidades de se lidar com o outro, de aprender com o professor, mas também com os colegas, de treinar as noções básicas de disciplina, respeito ao outro e organização, sem falar de resultados comprovados de inúmeras pesquisas que demostram os benefícios da aprendizagem da música no desenvolvimento do cérebro da criança”, comentou ela.

Produtora em vários projetos, como o Concurso Novas, que incentiva a produção de novo repertório para violão, Elodie é esposa do instrumentista passo-fundense, Yamandu Costa, que empresta seu nome para a Escola Pública de Música. Para ela, a criação deste programa pela Prefeitura de Passo Fundo é relevante para dar acesso às crianças e jovens a um ensino musical de qualidade, sobretudo àquelas que não teriam condições financeiras de poder sustentar tal formação. “É importante notar que muitas crianças ficam sozinhas e sem atividades e a prática musical permite o resgate de uma juventude vazia e, por vezes, desorientada ou desviada. A prática musical incentiva um desenvolvimento intelectual, social, espiritual e profissional podendo, em alguns casos, ser uma real oportunidade para a vida toda”, avalia Elodie.

Para a musicista, investimentos públicos em educação, especificamente na educação musical, é um dos principais alicerces de uma nação saudável. “A música no Brasil está presente, informalmente, em todo o país e em todos os espaços, mas as instituições públicas, os projetos sociais, as Organizações Não-Governamentais (ONG’s), as escolas privadas, têm o papel de organizar essa cultura musical e de retribuir o ensino de maneira organizada, sem rejeitar as raízes musicais da região”, observa Elodie.

Masterclass para violinistas
Após falar sobre educação musical e o papel da música na socialização das crianças e jovens, Elodie dará um Masterclass para violinistas. A atividade ocorre a partir das 20h30min, também no Teatro Municipal Múcio de Castro. “A prática da música na vida de alguém é simplesmente um remédio contra a depressão, solidão e ansiedade”, resumiu ela. Neste Masterclass para violinistas, Elodie receberá os músicos com técnicas e orientações de estilo e fundamentos musicais.

Ambas as atividades são gratuitas e haverá disponibilização de certificados de participação.