Inicia hoje o período de inscrições para a rede municipal de Passo Fundo

A Prefeitura de Passo Fundo abriu, nesta segunda-feira (24), as inscrições para a rede municipal de ensino. As solicitações poderão ser realizadas exclusivamente pelo site www.pmpf.rs.gov.br até o dia 11 de novembro.

Conforme o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a informatização facilita o processo para as famílias. No entanto, quem não conseguir fazer a inscrição via internet pode procurar um dos locais de apoio definidos pela secretaria. “É importante que os responsáveis busquem fazer pelo site, o que traz mais agilidade e comodidade. Se alguém tentou e, por algum motivo, encontrou dificuldade, temos uma solução descentralizada. Nossas equipes estarão ajudando em algumas escolas específicas”, destacou.

Os responsáveis que não conseguirem executar a solicitação pelo site terão a possibilidade de procurar uma das seguintes escolas para obter suporte: Adolfo Camargo (Bairro Santa Marta), Daniel Dipp (Bairro Hípica), Dyógenes Martins Pinto (Bairro Professor Schisler), São Luiz Gonzaga (Bairro São Luiz Gonzaga) e Wolmar Salton (São Cristóvão).

A lista dos resultados será divulgada no portal da Prefeitura no dia 5 de dezembro e as matrículas deverão ser oficializadas na escola designada até o dia 16 do mesmo mês.

Critérios para seleção

Os critérios para a designação dos estudantes à escola indicada atendem às leis federais nº 9.394/96 e nº 8.069/90. A preferência é para os alunos com irmãos matriculados e que frequentam a mesma escola, os com deficiência ou altas habilidades com base na adequação da escola, desde que dentro do zoneamento da residência, e os que residem nas proximidades da escola de acordo com a disponibilidade de vaga. A seleção também considera a ordem de inscrição.

No Ensino Fundamental, as turmas novas para 2023 são as de 1º ano. Nas demais etapas de ensino, já existem os alunos matriculados. Assim, no período de transferência, são adicionados somente na existência da vaga caso algum estudante tenha solicitado a mudança de escola.

Já na educação infantil, as crianças da etapa creche (berçário e maternal) não pertencem à etapa obrigatória de ensino. Quanto à pré-escola I e II, as vagas disponíveis dependem do aumento de turmas na rede e de vagas disponíveis a partir de transferências.

Prazos da rede municipal para inscrições, rematrículas e transferências
Período: 24/10 a 11/11
Onde solicitar: no site da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br)

Divulgação dos resultados: 05/12