Olhar de Criança: programa beneficia mais alunos da rede municipal

Foco do trabalho é melhorar o aprendizado das crianças em sala de aula

Para prevenir possíveis problemas de visão, além de possibilitar melhor aprendizado para as crianças, a Prefeitura de Passo Fundo realiza, desde 2014, o programa Olhar de Criança. A iniciativa atende crianças entre 3 e 6 anos, matriculadas nas escolas da rede municipal de Educação Infantil do município.
Na tarde desta terça-feira (26) foi realizada a entrega simbólica de óculos para crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Margarida que participam do programa. As entregas para os demais alunos seguem sendo realizadas.
Conforme o vice-prefeito e secretário de Saúde, João Pedro Nunes, o projeto Olhar de Criança traz a melhoria no aprendizado das crianças em sala de aula. “É essencial para a saúde ocular a identificação logo cedo do déficit de acuidade visual, em virtude que, até os sete anos de idade, ainda é possível a correção da visão e, quando ocorre a intervenção precoce do diagnóstico, as chances de correção aumentam, sendo imprescindível o cuidado. Enxergar com qualidade favorece cada vez mais a aprendizagem escolar”, declara.

O deputo federal Luciano Azevedo, criador do programa quando era prefeito de Passo Fundo, recebeu uma homenagem pela criação do Olhar de Criança e relembou o início do projeto. “Este é um momento muito especial para as crianças, que, a partir de hoje, enxergam melhor, podem ter melhor desempenho escolar, podem se sentir melhor. E eu fico porque esse foi o programa que a gente criou lá atrás, em 2014. Muita gente já foi atendida, muita gente já foi beneficiada e, agora, o prefeito Pedro está acelerando esse programa, fazendo mais entregas e atendendo mais crianças”, frisou.

De acordo com o prefeito Pedro Almeida, o propósito do programa é atender e cuidar da visão de crianças matriculadas nas escolas da rede municipal de Educação Infantil de Passo Fundo. “Esta ideia é simples e maravilhosa, pois faz um gesto importante para a educação, para as famílias, de incentivo. Quando a gente dá um óculos para uma criança, tem um compromisso com a sua família, está simbolicamente dizendo que vai conduzir ela para o melhor da educação. O Olhar da Criança é um programa que diz muito sobre o que a gente quer para o futuro da cidade. São as nossas crianças, os nossos adolescentes, que serão o futuro da nossa cidade, e a gente espera que eles tenham sempre o melhor. Que a gente possa dar sequência a esse grande programa, que tem, inclusive, servido de exemplo para outras cidades do Estado. E a gente quer isso: que a boa prática da política possa ser copiada em outros lugares”, enfatizou.

Karina Queiroz é mãe do Mathias, um dos alunos que receberam o óculos, e descreve a importância do programa. “É muito importante a iniciativa da Prefeitura de ajudar nossas crianças, porque a gente sabe que é muito difícil uma consulta com oftalmologista hoje, porque isso demora. Não notei que meu filho tinha dificuldade para enxergar. Foi uma surpresa para mim e, se não fosse o programa, realmente iria demorar mais para ver sobre isso. De repente, só quando ele chegasse na escola fundamental”, aponta Karina.

Sobre o programa
O Olhar de Criança funciona em três diferentes etapas. Na primeira, a criança faz um teste de acuidade visual na escola. Se for detectado algum problema, um novo teste é feito no Hospital de Olhos com uma consulta oftalmológica e, sendo necessário, a criança recebe os óculos de acordo com a sua necessidade, sem nenhum custo para as famílias.
No ano de 2022, foram atendidas 18 escolas, onde foram realizados 1.445 testes de acuidade visual. A partir disso, foram 336 consultas oftalmológicas e 108 óculos confeccionados.
Neste ano, dez EMEIs realizaram o teste de acuidade visual em 770 alunos. Destes, 191 foram identificados precisando de consulta, que serão agendadas.
A rede municipal de Educação Infantil de Passo Fundo atualmente possui 37 escolas e 4.391 alunos matriculados de acordo com o último censo da Secretária de Educação.