Prefeito reúne as 72 direções das escolas municipais para elaborar levantamento de novas obras de infraestrutura

Iniciativa, conforme o chefe do Executivo, Pedro Almeida, é permitir que as equipes diretivas das instituições de ensino da Rede Municipal tenham um espaço ampliado para manifestar suas reivindicações e também contribuir com a promoção de iniciativas que qualifiquem o ensino e a aprendizagem no município

A exemplo de encontros e fóruns que promoveu nas áreas do meio ambiente e da segurança pública, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, recepcionou, na quarta (24) e nesta sexta-feira (26), às 72 diretoras das escolas de ensino infantil (EMEI) e fundamental (EMEF) da Rede Municipal de Ensino. Os encontros, ocorridos na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF), foram idealizados pelo chefe do Executivo como uma ferramenta para aproximar a Administração das equipes diretivas e ampliar o diálogo com os profissionais que atuam nos espaços escolares, possibilitando a troca de informações e o compartilhamento de experiências.
Conforme Pedro, a iniciativa demonstra o compromisso da gestão com o fortalecimento da educação municipal e a preocupação com a melhoria constante da infraestrutura, da segurança e dos programas pedagógicos implementados pelo governo. “Nosso objetivo é oferecer uma educação cada vez mais qualificada para nossas crianças e adolescentes, construindo os processos de forma coletiva. Por isso, realizamos este movimento importante de convidar cada diretora das nossas escolas para uma conversa, ouvindo as manifestações de cada instituição e apresentando os avanços e o planejamento das metas previstas para o setor educacional”, explicou o prefeito.
Segundo ele, no primeiro dia de reuniões, 48 diretoras participaram dos encontros, divididas em pequenos grupos atendidos por uma equipe que, além do prefeito, foi composta pelos secretários de Educação, Adriano Canabarro Teixeira; de Planejamento, Giezi Schneider; e de Gestão, Dailon Barp; além da secretária Adjunta de Educação, Angelita Scottá. “Ainda não havíamos conseguido estabelecer este contato mais direto com todas as diretoras das nossas escolas. Apesar da relação de proximidade construída pela Secretaria de Educação, poder apresentar as demandas de cada instituição para a equipe de gestão é um passo importante para quem atua diretamente com os pais e a comunidade escolar. Acredito muito que esta ação marca o início de uma construção propositiva e franca com a rede de ensino”, avaliou Pedro.

Demandas e novas discussões

De acordo com o prefeito, durante os dois dias da atividade, as diretoras manifestaram suas posições acerca dos principais projetos implementados pela Secretaria Municipal de Educação (SME), as demandas em obras de infraestrutura, a importância dos investimentos em tecnologia e na entrega de televisores, tablets e notebooks para cada escola e os avanços protagonizados pelas instituições de ensino desde o início da gestão. “Foi um processo importante não apenas para as diretoras, que pela primeira vez puderam ter esse vínculo direto com a gestão, mas também para nós, enquanto Administração, pois estruturamos uma relação de proximidade que vai gerar resultados positivos”, argumentou Pedro.
Para o secretário de Educação, este encontro do prefeito Pedro com todos os diretores e diretoras é uma oportunidade de reiterar os investimentos já realizados pelo Município na educação, apontando também as novas ações de melhorias que serão realizadas. “Além de ser uma iniciativa inédita, estas reuniões ocorrem em um momento muito importante para a educação municipal, pois estamos discutindo como avançar nas demandas de cada uma das nossas instituições de ensino”, disse Adriano, recordando que, no primeiro ano da gestão, a Administração e a SME se dedicaram às questões da saúde, ao retorno dos alunos às escolas e o enfrentamento das desigualdades educacionais que se acentuaram em razão da pandemia. “Nossos investimentos, neste período, tiveram como foco a reformulação da parte tecnológica das nossas instituições, o que tem nos dado condições de qualificar o ensino oferecido às crianças e adolescentes. Criamos o Centro Pós-Covid, ampliamos o número de vagas e também estamos construindo novas escolas”.
O secretário de Educação comentou ainda que o desafio é recepcionar as necessidades trazidas pelas escolas no que se refere a infraestrutura. “Por isso, estas reuniões promovidas pelo prefeito são importantes. A partir delas vamos conseguir acolher as demandas e estruturar um planejamento com o cronograma de trabalho”, definiu Adriano.
A diretora da EMEI Abelhinhas, Vanessa Lorena Triches de Carvalho, comentou que esta é a primeira vez que a Prefeitura reúne os diretores das escolas em encontros setorizados para discutir as questões de cada instituição de ensino. “Isso é muito importante para nós, porque demonstra um cuidado e uma atenção especial com o nosso trabalho e com as demandas que são apresentadas”, elogiou ela, complementando que, muitas vezes, o que é reivindicado para a Secretaria Municipal de Educação depende de decisões que passam pela gestão municipal. “E o prefeito estar disposto a nos ouvir é um sinal de que ele tem interesse em enxergar a realidade de cada instituição, trabalhando dentro de um propósito de levar ações para todas elas”.
Já a diretora da EMEF Lions Norte Clube Passo Fundo, Adriana Roesler Simões, reforça que a escuta das necessidades de cada escola significa que há um esforço da Administração em definir um calendário para realizar os projetos, principalmente os relacionados com a infraestrutura das instituições de ensino. “Foi uma conversa muito produtiva. Saio desse encontro com um cronograma e um planejamento para levar para a minha comunidade escolar, que há muito tempo aguardava uma oportunidade como esta. Precisamos valorizar esta iniciativa e esperar que tenhamos outros espaços semelhantes”, declarou.

Próximas etapas
Conforme o prefeito, a partir destes encontros, serão definidos cronogramas de trabalho que levarão em consideração, entre outros aspectos, o tamanho das obras de infraestrutura demandadas em cada escola. Além disso, explicou Pedro, os outros apontamentos feitos pelas direções serão analisados e inseridos em um planejamento da SME. “Nós recebemos demandas que envolvem melhorias nos espaços escolares, como o cercamento de escolas, ampliações e reformas; mas também solicitações de reparos que demandam menos investimentos e são mais rápidos. Então, a partir deste levantamento, vamos produzir um cronograma que dê conta de atender as escolas em curto, médio e longo prazo, permitindo uma atuação mais conectada com cada escola”, ponderou o chefe do Executivo Municipal.
Ampliar o conhecimento da gestão sobre o que acontece em cada escola. Para a diretora da EMEF Arlindo de Sousa Matos, Adriana Iarcheski Vanin, que participou da ouvidoria nesta sexta-feira (26), o encontro organizado pelo prefeito cumpre com este objetivo principal. “Essa troca é importante, porque valoriza a educação e o nosso trabalho junto das nossas comunidades”, relatou ela. Para a diretora da EMEI Padre Alcides, Gerusa Varela Zanotto, o diálogo é uma das principais ferramentas para fazer avançar a educação municipal. “Eu acredito muito que estes encontros podem estimular novas ações e o fortalecimento dos nossos programas educacionais enquanto rede municipal de ensino”, ponderou ela.