Reformas nas escolas municipais qualificam espaços para alunos e professores

Entre as melhorias feitas pela Prefeitura estão a troca do telhado da EMEI Cantinho da Ritinha e a mudança de local da EMEI Vovó Nelly. Além destas, Administração já realizou obras em mais de 20 instituições de ensino e entregou duas novas escolas para a comunidade

Revitalizar os espaços educacionais garante não apenas a melhora dos ambientes físicos, mas também eleva a autoestima de alunos e professores. Por isso, entre as ações educacionais adotadas pela Prefeitura de Passo Fundo, as obras de reformas e manutenções nas instituições municipais de ensino são constantes. Nesta quinta-feira (09), o prefeito, Pedro Almeida, acompanhado do secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, visitou três delas.

Na EMEI Cantinho da Ritinha, no Loteamento Santa Rita, foram feitas obras de pintura interna e externa, além da troca do telhado do prédio. Para a diretora, Mônica Burin, as melhorias são bastante significativas, porque garantem mais segurança e conforto para toda a comunidade escolar. “A reforma contribuiu muito para o nosso trabalho e bem estar dos alunos. Os ambientes ficaram mais aconchegantes e protegidos do frio”, observou.

Para o prefeito Pedro, essas iniciativas reforçam o compromisso da Administração com a efetivação de estruturas escolares capazes de contribuir com a melhora da educação municipal. “São reformas que foram solicitadas pelas direções escolares por representarem necessidades de cada instituição. Algumas obras contemplam questões estruturais, enquanto outras refletem na organização e nos aspectos visuais”, destacou Pedro.

Na Escola Abelhinhas, que foi transferida para o local onde antes estava a EMEF Nossa Senhora Aparecida, a Prefeitura fez a substituição das instalações elétricas, o fechamento do pátio, melhorias internas nas salas de aula e também toda a pintura. A diretora Vanessa Carvalho, agradeceu o trabalho. “Estamos muito felizes com a atenção dada pela gestão. As melhorias foram adequadas à faixa etária dos nossos alunos e agora temos uma estrutura mais ampla e muito mais segura, com salas amplas, banheiros para os professores, refeitório e sala para a secretaria”, destacou.

O secretário de Educação comentou que a pasta estruturou frentes de trabalho para atender as demandas das mais de 70 escolas municipais. “Essa forma de trabalhar nos deu mais agilidade para resolver algumas necessidades das direções escolares, como reparos elétricos e hidráulicos, pinturas e outras questões de rotina”, explicou Adriano.

Outra escola municipal visitada pelo prefeito foi a EMEI Vovó Nelly, no bairro Lucas Araújo. A instituição está em um novo espaço desde que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) transferiu sua sede para outro endereço. Neste local, foram feitas mudanças internas e externas com adaptações estruturais para receber os alunos. “A escola agora tem acessibilidade, uma estrutura mais ampla e qualificada, com ambientes iluminados”, relatou a diretora Giovana Aparecida Garcia de Assis. A escola, por estar localizada próxima ao Parque da Gare, consegue proporcionar uma grande interação dos alunos com esse espaço público da cidade.

Além destas escolas visitadas pelo prefeito, a Administração já fez obras de melhorias em mais de 20 instituições de ensino. Ainda, durante a Semana da Educação, promovida em março, a Prefeitura entregou as EMEI’s Criança Feliz, no bairro Manoel Portela; e Santa Isabel, no bairro Lucas Araújo, aumentando o número de vagas na Educação Infantil. Junto com estas entregas, o prefeito também confirmou a ampliação da rede de ensino anunciando a construção de cinco novas escolas, sendo quatro EMEI’s nas comunidades César Santos, Cidade Nova, Valinhos e Maggi de Césaro, e uma de Ensino Fundamental, na Petrópolis.

Inovação tecnológica

Além de visitar as melhorias estruturais, o prefeito também conferiu a distribuição dos equipamentos tecnológicos entregues recentemente pela Administração. No total, o Município investiu R$ 12 milhões em tablets, computadores desktop, notebooks e aparelhos de TV de 50 polegadas.

Fotos: Michel Sanderi