Alunos da rede municipal de Passo Fundo conquistam 41 medalhas na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Essa é uma das seis competições que a rede municipal participou neste ano e que somaram aproximadamente 500 medalhas

Alunos da rede municipal de Passo Fundo alcançaram 41 medalhas na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022), realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no mês de outubro. Participaram da atividade 452 estudantes do 8º ano ao 9º ano das escolas de Ensino Fundamental Adolfo Camargo, Arlindo Luiz Osório, Antonino Xavier, Eloy Pinheiro Machado, Jardim América, Professor Arno Otto Kiehl e Wolmar Salton. Foram 14 medalhas de bronze, 8 de prata e 19 de ouro.

Conforme o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a rede municipal iniciou neste ano a sua participação na Olimpíada e o número de alunos envolvidos e de medalhistas é significativo, assim como em outros exames realizados pelos estudantes. “O que temos de fazer na educação no mundo inteiro e em Passo Fundo é amplificar as possibilidades de destaque dos alunos, criando um contexto educacional de vanguarda para que eles tenham a oportunidade de desenvolver todas as habilidades dentro de um ambiente escolar seguro, inovador, que crie um contexto de pensar a tecnologia, a ciência e a inovação e que disponibilize recursos adequados”, enfatizou.

Além da ONEE, neste ano, as escolas municipais participaram da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, Olimpíada Nacional de Ciências, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Olimpíada de Robótica e Criatividade e do Campeonato Internacional de Robótica à Distância. Essas seis competições contaram com 5,7 mil alunos – 33% de todos os estudantes do Ensino Fundamental e Educação Infantil – e aproximadamente 500 medalhas.

Preparação e reconhecimento

O destaque da ONEE está na EMEF Wolmar Salton, que foi recordista e obteve 36 das 41 medalhas da rede. Devido ao desempenho da instituição, a professora de Ciências e Pensamento Científico Débora Dal Magro Boeira foi convidada para participar da cerimônia de encerramento da ONEE 2022, que será realizada no dia 7 de dezembro, no auditório ANEEL, em Brasília.

Ela conta que a escola estava confiante de que os alunos obteriam bons resultados, mesmo com tantas avaliações sendo aplicadas em um curto espaço de tempo. Isso porque os estudantes também foram medalhistas na Olimpíada de Ciências e, dentro da disciplina de Pensamento Científico, abordaram os temas das Fontes de Energia e do Consumo Consciente e Desenvolvimento Sustentável. “A escola trabalhou em parceria com a RGE, utilizando conteúdos sugeridos na apostila ‘RGE nas Escolas: Energia em Jogo’,que cada aluno do oitavo e nono ano recebeu. Os conceitos sobre as diferentes formas de energia (não somente a elétrica) e suas transformações já vinham sendo estudados, analisados e discutidos em forma de trabalhos, onde os alunos testavam hipóteses e apontavam sugestões de possíveis usos mais sustentáveis da energia no seu dia a dia. Quando abriu o período de inscrição para essa olimpíada, percebi que seria uma excelente oportunidade para que eles testassem seus conhecimentos em nível nacional”, disse.

Com autorização da escola e a efetivação das inscrições dos alunos, a professora passou a preparar as turmas especificamente para a Olimpíada, que teve uma etapa em gameficação e outra escrita. “Participei das aulas on-line disponibilizadas via meet para os professores representantes das escolas inscritas, realizei todas as provas deste minicurso preparatório e passei a atribuir atividades para os alunos relacionadas aos materiais disponibilizados pela equipe da ONEE. Estudamos os 3 ebooks, fizemos os testes de conhecimentos, disponibilizei vídeos na plataforma Google Sala de Aula e confeccionamos diversos mapas mentais, dos diferentes assuntos abordados pela ONEE”, pontuou, salientando o envolvimento da equipe diretiva e de demais professores, que auxiliaram em todo o processo.

Débora diz estar muito feliz com a conquista dos alunos, a união da escola para possibilitar que eles tivessem um desempenho satisfatório. “Nós da escola fomos surpreendidos positivamente, tendo certeza que essa participação também foi uma grande motivação para os alunos, pois percebemos que houve mais engajamento com a melhora das notas nas avaliações da escola e a maior frequência às aulas. Participações como esta são muito importantes para a valorização do aluno em suas diferentes potencialidades e habilidades e seu protagonismo, que, muitas vezes, é subestimado. Há muitas palavras para descrever o que estou sentindo, mas acredito que posso resumir com gratidão”, afirma.

Medalhas da rede municipal na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

EMEF Arlindo Luiz Osório

Lorenzo Prestes (8° ano)

EMEF Professor Arno Otto Kiehl