Escola das Profissões: Prefeitura confirma abertura das inscrições nesta terça-feira (16)

Inicialmente, serão oferecidos 17 cursos gratuitos, com aulas na Anhanguera e na Ideau, somando 340 vagas. População poderá se inscrever até a sexta-feira (19)

A Escola das Profissões foi apresentada pelo prefeito Pedro Almeida, em julho deste ano, com a proposta de promover a emancipação dos cidadãos, garantindo acesso a políticas públicas de emprego e renda. Os primeiros 17 cursos gratuitos estarão com as inscrições abertas de terça (16) a sexta-feira (19), disponibilizando 340 vagas de capacitação profissional.

Para o prefeito, essa é a consolidação de um compromisso assumido pelo governo de promover oportunidades para os passo-fundenses. “Sempre digo que a melhor política pública é o trabalho, pois é ele que dá condições para que as pessoas tenham uma vida melhor. A Escola das Profissões vai contribuir com a profissionalização. Ela é reflexo de uma demanda por trabalhadores capacitados para o mercado de trabalho, que já era uma realidade manifestada pelas empresas e que se tornou ainda mais evidente durante o nosso Café com Emprego: observamos que muitas vagas oferecidas acabam não sendo preenchidas por falta de mão de obra qualificada. Criamos uma alternativa que vai gerar oportunidades”, afirmou.

As aulas dos primeiros cursos começarão no fim de agosto. A estimativa é que, neste segundo semestre de 2022, mais de 50 capacitações gratuitas estejam em funcionamento.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, considera que a Escola das Profissões é uma ação legítima de Cidade Educadora. "Ela cria oportunidades de desenvolvimento profissional e promove a parceria entre o poder público e a iniciativa privada. A ideia é que ela se adapte às demandas do mercado e necessidades de formação dos passo-fundenses", pontuou.

O prefeito reforçou, ainda, que a iniciativa terá outras frentes que propõe a emancipação das pessoas que passarem por ela. “A Escola das Profissões é uma porta de entrada para o futuro, porque, além da qualificação para o trabalho, os participantes terão acesso também a projetos educacionais e a outros serviços públicos que vão estimular o desenvolvimento econômico e social”, enfatizou.

Neste momento, serão oferecidos os seguintes cursos:

Informática Básica

Editoração de Textos

Gestão de Mídias Digitais

Desenvolvimento de Websites

Vendas e Negociação

Assistente Administrativo

Assistente de Logística

Recepcionista

Cuidador de Idosos

Cuidados a crianças

Inglês para ENEM( somente alunos de Escola Pública)

Cabeleireiro nível I

Cabeleireiro nível II

Barbeiro

Manicure e Pedicure

Maquiagem I

Maquiagem II

Inscrições

As inscrições terão início às 8h30 desta terça-feira e irão até as 16h30 de sexta-feira. Para fazer a inscrição, acesse: http://eprof.educapf.org. Cada participante poderá se inscrever em apenas um curso. A seleção para os cursos será por ordem de inscrição e informada pela Secretaria Municipal de Educação.

Documentos necessários para a inscrição

No preenchimento do formulário de inscrição, será necessário anexar:

- Cópia ou foto da carteira de identidade;

- Cópia ou foto do comprovante de residência;

- Caso o participante seja cadastrado no CadÚnico ou programa Meu Bebê, Meu Tesouro ou seja beneficiário do INSS, uma cópia ou foto do comprovante de cadastro.

Ajuda para a inscrição

Servidores da Prefeitura auxiliarão as pessoas que precisam de ajuda para fazer a inscrição. Quem tiver alguma dúvida poderá comparecer, entre terça e sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no Prisma Espaço Geek, que fica no Parque da Gare (Rua Minas Gerais, 555), portando os documentos pessoais.Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: 054 9 9655-3805 ou pelo e-mail: eprof@edu.pmpf.rs.gov.br.