Prefeito Pedro Almeida inaugura a sede da Escola das Profissões

Neste espaço, vão acontecer os cursos gratuitos do Eixo 1 do programa – o Profissionais do Futuro –, voltados à tecnologia e línguas

Formar pessoas que façam parte das soluções do mundo: essa é a missão que norteia as iniciativas implementadas pela Prefeitura na área da Educação. Na manhã desta quinta-feira (27), o prefeito Pedro Almeida apresentou mais uma oportunidade para que as crianças e jovens desenvolvam novas habilidades, inaugurando oficialmente o prédio da Escola das Profissões, onde acontecerão os cursos gratuitos do Eixo 1, chamado de Profissionais do Futuro, voltados à tecnologia e línguas.

Conforme o prefeito, o espaço olha para os desafios que esperam a sociedade no amanhã. “A cidade que tiver o olhar para a capacitação das pessoas, para preparar os jovens para o que vai vir no futuro é uma cidade que está à frente. Inauguramos hoje um espaço de inovação e educação, que é um dos mais importantes projetos que temos para a Educação de Passo Fundo”, disse.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explicou o que será realizado no local. “Por que esperar para depois se podemos começar agora a preparar as nossas crianças e jovens para trabalharem com as tecnologias portadoras do futuro? Aqui, eles vão aprender robótica, desenvolvimento de games, métodos ágeis e línguas. Estamos oportunizando condições para que eles desenvolvam habilidades a fim de que possam fazer parte das soluções do mundo, que passa pelo domínio da tecnologia e de línguas”

Os cursos de formação dos Profissionais do Futuro contam com o suporte da Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. A parceria foi firmada pelo prefeito Pedro Almeida durante viagem a São Paulo, momento em que foram apresentadas iniciativas implementadas pelo Município na área da Educação, e possibilitará aos alunos o acesso a importantes ferramentas.

O prédio da Escola das Profissões fica na Avenida Brasil, Centro, na frente do Largo da Literatura, e possui quatro andares. Salas denominadas Fab Lab, Laboratório de Informática e Imersão e Línguas foram projetadas para que os alunos troquem ideias e façam experimentações e descobertas.

Os estudantes serão selecionados pelas escolas em que estudam, a partir das competências que apresentam. Os 140 alunos que farão os cursos em 2023 participaram do Hackathon durante o primeiro Festival de Ciências, Inovação e Tecnologia (FECIT) da rede municipal, realizado em outubro do ano passado. Na próxima edição, que ocorrerá no fim deste do ano, serão designados os estudantes que poderão ingressar nos cursos do Profissionais do Futuro em 2024.

Missão Cidade Educadora
Falando sobre Educação, FECIT e competências, durante a inauguração do prédio da Escola das Profissões, receberam o título de Embaixadores de Passo Fundo os alunos que irão para Barcelona daqui alguns dias apresentar as iniciativas do Município para a Educação na Missão Cidade Educadora.

Mateus Felipe Bellini da Luz (EMEF Senador Pasqualini), Luane Freitas Ruas (EMEF padre José Anchieta), Sabrina Schmitz dos Santos (EMEF Etelvina Rocha Duro), Mei Lyn Chaves Choy (EMEF Daniel Dipp) e Esthefani Biasolini Simões (EMEF Professora Helena Salton) se destacaram nas diferentes áreas do conhecimento e, devido a isso, foram classificados para representar Passo Fundo no Berço das Cidades Educadoras.

Escola das Profissões
Os cursos da Escola das Profissões são divididos em três eixos:

• O Eixo 1, chamado “Profissionais do Futuro”, é destinado ao desenvolvimento de habilidades fundamentais aos profissionais do futuro. O ambiente criado tem como marca o aprendizado de línguas, a utilização de métodos ágeis e o desenvolvimento de tecnologias sociais.
  • O Eixo 2, que ganhou o nome “Qualific@REE”, proporciona uma formação de jovens e adultos na área da capacitação profissional, focando no desenvolvimento pessoal e social. Esses cursos buscam beneficiar pessoas que residem no Município com mais de 15 anos com a profissionalização para que, assim, possam ingressar no mercado de trabalho ou se manter nele. Ainda, incentiva o empreendedorismo.
  • Já o Eixo 3, o “Update”, tem foco em atender a indústria e conta com a parceria do Senai. A Prefeitura estabeleceu parcerias o setor industrial para promover cursos técnicos de capacitação, atendendo à demanda das empresas por mão de obra qualificada. Todas as pessoas que participaram do eixo 3 saíram dos cursos empregadas.

Revitalização no entorno do prédio
Junto com o prédio da Escola das Profissões, a Prefeitura entregou as melhorias no aspecto arquitetônico e urbanístico no entorno do local. A área do Largo da Literatura recebeu intervenções na iluminação e novos bancos e lixeiras para garantir um ambiente de convivência à comunidade, além da revitalização do monumento.