Prefeitura expande as Salas de Recursos para escolas de Educação Infantil

As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços de apoio e oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular. Elas já existem em quase todas as escolas de Ensino Fundamental do Município e hoje passam a fazer parte da Educação Infantil



Espaços direcionados ao atendimento individualizado de crianças que apresentam deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, as Salas de Recursos Multifuncionais, que já existem em quase todas as escolas de Ensino Fundamental do Município, passaram a ser uma realidade da Educação Infantil. Para atender as crianças com até cinco anos e oferecer um suporte para que elas possam desenvolver suas habilidades, a Prefeitura inaugurou quatro salas, nas EMEIs Criança Feliz, Prof. José Laudário Hauphental, Fadinha e Siloé Rocha Bordignon.

De acordo com o prefeito, Pedro Almeida, as Salas de Recursos fortalecem os serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que também incluem a monitoria em sala de aula e o Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional. “A nossa rede está articulada para promover uma educação de qualidade para todos os estudantes. Este objetivo passa pela inclusão e por um trabalho contínuo focado no desenvolvimento integral das nossas crianças”, afirma.

As Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) são espaços físicos localizados nas escolas que ampliam o serviço da educação especial, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam as barreiras para promover a participação dos alunos considerando suas necessidades específicas. Estes locais possuem materiais didáticos e pedagógicos e ferramentas para o atendimento dos alunos que são público-alvo da Educação Especial, recebendo crianças com deficiência ou que manifestem dificuldades para aprender.

Conforme a coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Daniela Brun, essas crianças passam por um acompanhamento específico para a sua condição. “As Salas de Recursos servem para promover um atendimento personalizado de aprendizagem, estimulando as crianças que estão apresentando atraso no seu desenvolvimento, tanto pedagógico como psicomotor, e que estão com prejuízos na sua aprendizagem”, destaca.


Na Educação Infantil
As quatro primeiras escolas de Educação Infantil a contarem com as Salas de Recursos são as EMEIs Criança Feliz, Fadinha, Professor José Laudário Hauphental e Siloé Rocha Bordignon. Cada uma delas está em um quadrante da cidade e receberá crianças de toda a sua região de abrangência, encaminhadas por suas respectivas instituições. Nestes espaços, o trabalho será realizado por professoras da Educação Infantil com especialização em Atendimento Educacional Especializado ou Educação Especial.


Arlete Nadal Manfrói é a professora responsável pela Sala de Recursos da EMEI Criança Feliz. Com o espaço aberto recentemente, ela está recebendo os pais das crianças que serão encaminhadas para atendimento. “Aqui, vamos atender as crianças com laudo ou sem laudo, que apresentam alguma dificuldade e que precisam de um atendimento especializado. Antes de iniciarmos esse trabalho com as crianças, estamos conversando com os pais para explicar como será o processo”, considera.

Giovanna é mãe de Pedro Henrique, de 5 anos, estudante do Pré II da EMEI Branca de Neve. Ela fala sobre as expectativas de o filho ser uma das crianças atendidas na Sala de Recursos da EMEI Criança Feliz. “Agradeço pelas pessoas que se importam e lutam com a gente para que eles tenham seus direitos na sociedade”, enfatiza.



Monitoria
Dentro do contexto de inclusão e apoio, a Prefeitura está trabalhando na contratação de mais monitores para atender as crianças nas escolas. Mais profissionais deverão ser contratados no próximo mês, com a efetivação de um processo seletivo.

Conforme o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, paralelamente à contratação, a Prefeitura está fazendo um levantamento sobre as crianças que precisam de monitores. “Queremos identificar quais crianças necessitam e, ainda, a ordem de prioridade para garantir que as que mais precisam tenham monitor de forma mais rápida”, pontua.



Centro Pós-Covid
Em maio de 2022, a Prefeitura inaugurou o Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional. Pioneiro no Estado, o espaço atende alunos de toda a rede municipal que tiveram perdas no processo de ensino-aprendizagem devido à pandemia e ao distanciamento social a fim de promover uma educação de qualidade para todos.

A unidade conta com profissionais de diversas áreas, pedagogo, neurologista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social. Todas as suas salas foram projetadas para acolher os estudantes encaminhados pelas escolas da rede municipal e dispõem de recursos que viabilizam a realização de ações específicas com cada aluno. Mais de 10 mil atendimentos foram realizados.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explica que a perspectiva do espaço é assegurar uma política pública educacional diante dos desafios apresentados durante e após a pandemia, visando um sistema de ensino que contemple todas as crianças e adolescentes e fortalecendo o protagonismo de Passo Fundo como uma Cidade Educadora. “Na prática, o Centro amplia significativamente o serviço oferecido pelo Centro Municipal de Atendimento ao Educando (CEMAE), aproximando os diferentes órgãos da Rede de Apoio à Escola (RAE) e potencializando o atendimento oferecido aos estudantes da Educação Especial nas salas de recursos, principalmente, os da Educação Infantil”, avalia.

Fotos: Michel Sanderi