Os cinco estudantes que levarão os projetos da Educação de Passo Fundo para Bruxelas iniciaram as aulas preparatórias. Intercâmbio será em abril

Em abril, cinco alunos da rede municipal irão a Bruxelas, na Bélgica, para apresentar projetos realizados pela Educação de Passo Fundo e vivenciar as experiências educacionais do país em mais uma Missão Cidade Educadora. Nesta quarta-feira (6), eles iniciaram as aulas preparatórias com foco na comunicação e aprofundamento na língua inglesa. As atividades acontecem na Escola das Profissões.
De acordo com o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a preparação é fundamental para que os alunos possam experienciar ao máximo o intercâmbio. “Estas aulas preparam especificamente para a apresentação dos projetos e as situações que eles poderão enfrentar lá, trazendo também a cultura de Bruxelas. São voltadas para facilitar a comunicação, principalmente, verbal”, destacou.
A aula Isadora Terre Gomes, da EMEF Zeferino Demétrio Costi, está entre os estudantes que embarcarão para a missão. Ela comentou sobre como foi participar da primeira aula com o grupo. “Aprendemos muito neste encontro. Foi um momento dinâmico, onde estudamos sobre as línguas oficiais, a cultura e os lugares em que estaremos”, mencionou.
O intercâmbio na Bélgica deverá oferecer uma nova perspectiva de políticas públicas em um ambiente multicultural, assim como o contato com as práticas de cidade educadora desta importante cidade do cenário global. Conforme o secretário municipal de Educação, a escolha de Bruxelas para a Missão Cidade Educadora 2025 se destaca pela diversidade cultural e excelência em educação. Como sede da União Europeia e da OTAN, a cidade promove práticas inovadoras e cidadania ativa, tornando-a um local ideal para explorar modelos de Educação do Futuro e de equipamentos públicos enquanto espaços educativos.
Missão estimula toda a rede de educação
O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, enfatiza que a Missão Cidade Educadora foi criada para estimular a rede municipal de Educação, estabelecendo uma maneira de valorizar os estudantes que apresentam os melhores desempenhos. “Queremos engajar a rede e motivar os alunos a dedicarem-se aos estudos. Para o intercâmbio, são selecionados aqueles estudantes que tiveram o melhor desempenho em cada área do conhecimento. A Missão Cidade Educadora coroa os esforços destes jovens e mostra que o estudo pode levá-los para longe, possibilitando que eles realizem sonhos”, enfatiza.
A iniciativa tem impactado positivamente nos indicadores da rede, como avalia o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira. “Realizamos a Avaliação Diagnóstica feita duas vezes por ano. Enquanto toda a rede melhorou 11%, os alunos do oitavo ano, que são aqueles que estudaram para a missão, tiveram um avanço de 36%. É um percentual muito importante e que comprova que esta ação traz reflexos para toda a rede”.
Em 2023, a missão teve como destino Barcelona, na Espanha, conhecida por sua estrutura educacional avançada e por ser uma das cidades fundadoras da Associação Internacional de Cidades Educadoras. Já em 2024, estudantes da rede municipal estiveram em Genebra, na Suíça, que se destaca por seu IDH, seu sistema educacional de alta qualidade e por seu compromisso com a integração de valores cívicos e ambientais na formação dos cidadãos.
Alunos que irão para a Bélgica
Rafaela Machado Monteiro
Escola: EMEF Arlindo Luiz Osório
Área: Linguagens
Arthur Bauermann Ramos
Escola: EMEF Urbano Ribas
Área: Matemática
Isadora Terre Gomes
Escola: EMEF Zeferino Demétrio Costi
Área: Ciências Humanas
Alexandra Passos
Escola: EMEF Santo Agostinho
Área: Ciências da Natureza
Luísa Passos Gasparin de Barros
Escola: EMEF Zeferino Demétrio Costi
Aluna escolhida pela escola que venceu o processo de gamificação entre as instituições