A administração do prefeito Pedro Almeida, por meio da Coordenadoria de Nutrição Escolar (CNE), vinculada à Secretaria de Educação, tem se destacado ao direcionar 100% dos recursos destinados à alimentação escolar para […]
A administração do prefeito Pedro Almeida, por meio da Coordenadoria de Nutrição Escolar (CNE), vinculada à Secretaria de Educação, tem se destacado ao direcionar 100% dos recursos destinados à alimentação escolar para a compra de produtos da agricultura familiar. Essa iniciativa não apenas garante refeições nutritivas e diversificadas para os alunos da rede municipal de ensino, mas também impulsiona a economia local e promove a sustentabilidade.
Com um cardápio variado que abrange mais de 60 itens, incluindo carne suína, bovina, ovos, frutas, verduras, entre outros, a Prefeitura vai além do mínimo de 30% de compras de produtos da agricultura familiar estabelecido pela legislação. Atualmente, 100% do total de recursos, tanto federais quanto municipais, são investidos nesse setor, reforçando o compromisso da gestão com a saúde das crianças e adolescentes, além de fortalecer a produção local.
O agricultor Cleiton Goulart destaca o impacto positivo dessa política. "O apoio do município incentiva os produtores a permanecer no campo e melhora nossa qualidade de vida. Com o programa da alimentação escolar, muitos jovens que antes buscavam emprego na cidade hoje preferem continuar no campo," relata Cleiton, ressaltando ainda que a garantia de venda ao longo de todo o ano letivo é um fator crucial para a sustentabilidade da agricultura familiar.
“Com essa iniciativa, Passo Fundo reafirma seu compromisso com a saúde dos estudantes e o desenvolvimento do meio rural, criando uma conexão sólida entre o campo e a cidade”, destacou o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira.