Missão Cidade Educadora: alunos encerram intercâmbio de conhecimento na Suíça e iniciam retorno para Passo Fundo nesta segunda-feira

Foram oito dias de aprendizado na Europa, com a responsabilidade de representar Passo Fundo e apresentar os projetos de Cidade Educadora do Município

Os alunos que participam da Missão Cidade Educadora da Prefeitura de Passo Fundo começam o retorno para casa nesta segunda-feira (22), com a certeza de que o conhecimento adquirido irá contribuir para a sua formação como cidadãos e, ainda, incentivá-los para serem protagonistas em um mundo cada vez mais globalizado.

“A diferença de cultura, costumes, culinária e respeito com as pessoas foram os aprendizados que mais se destacaram para mim. É incrível admirar a empatia e o cuidado com o próximo que o povo tem aqui, o cuidado e a limpeza que eles têm com a cidade. Inspira e nos faz pensar e refletir muito sobre nossas ações com a nossa região. Sentimos vontade de evoluir cada vez mais e tornar nossa cidade e país cada vez melhores”, enfatizou Nicoly Possel, de 13 anos, aluna da Emef Cohab Secchi.

Os oito dias em solo europeu incluíram uma vivência que se soma ao aprendizado de sala de aula e amplia os horizontes dos alunos, conforme destaca o secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira. “A Missão Cidade Educadora reforça, pelo menos, duas percepções que permeiam o projeto educacional de nossa cidade: que investir em educação é prioridade e que o conhecimento amplia possibilidades de ação no mundo. A Missão faz parte do programa de internacionalização da educação básica do município que, junto com outras iniciativas, coloca Passo Fundo como uma referência educacional”.

O ponto alto do intercâmbio foi a apresentação a autoridades suíças, na Prefeitura de Genebra, dos projetos de Cidade Educadora desenvolvidos em Passo Fundo. Os alunos haviam se preparado durante mais de dois meses com aulas de inglês e imersão nos projetos que teriam que apresentar.

“Conseguir representar Passo Fundo em outro país, comunicando-se em um novo idioma foi, sem dúvidas, uma grande vitória para todos os alunos. Isto dá a eles mais autoconfiança e habilidade para enfrentarem novos desafios que virão”, avaliou Juliana Soares dos Santos, mãe da aluna Kiara, da Emef Antonino Xavier.

O professor Gustavo de Oliveira Rosa, da Emef Wolmar Salton, falou sobre a importância de proporcionar aos jovens novos contextos culturais para enriquecer seu entendimento de mundo. “É incrível para os nossos alunos essa possibilidade de ver aonde eles podem chegar. Esta viagem abre para eles a possibilidade de ver um mundo que eles podem ter acesso e que fica além do mundo cotidiano deles”, observou o professor.

O intercâmbio de conhecimento envolveu uma série de agendas e compromissos para que os jovens pudessem ter contato com diferentes realidades culturais, socioeconômicas e ambientais. A partir de agora, a missão dos alunos embaixadores será transmitir parte do conhecimento adquirido a colegas e comunidade escolar. Em maio, a Prefeitura irá organizar encontros com as escolas da rede municipal para que os estudantes possam contar a experiência vivida e compartilhar o que aprenderam.