Prefeitura anuncia edital para contratação de 400 monitores para as escolas

Com a iniciativa, o Município passa a ter capacidade de contratar mais de 700 monitores para a rede municipal

O prefeito Pedro Almeida anunciou nesta quarta-feira (03) três medidas para atender à demanda crescente de monitores nas escolas da rede pública municipal. As ações preveem a abertura de edital para contratação de 400 monitores para as escolas, a reorganização do Centro pós-COVID de combate à desigualdade educacional para triagem dos alunos com laudo e a criação de um curso na Escola das Profissões para capacitação de monitores escolares.

"Estamos comprometidos em oferecer uma educação inclusiva e de qualidade para todos os nossos alunos, e essas medidas são um passo importante nesse sentido. A contratação de novos monitores, a reorganização do Centro Pós-COVID e a capacitação destes profissionais refletem nosso compromisso em garantir um ambiente educacional acessível e acolhedor para cada criança e adolescente em nossa rede municipal de ensino", define o prefeito Pedro Almeida.

De acordo com o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, atualmente existem 1195 alunos com laudo na rede municipal, distribuídos em diferentes tipos de necessidades. Destes, 579 têm solicitações de monitores pelas escolas. “As iniciativas visam ampliar a capacidade e qualificar o atendimento educacional para alunos da rede que necessitam de acompanhamento, promovendo uma educação ainda mais inclusiva e eficaz”, frisa o secretário.

O acompanhamento da equipe do Centro pós-COVID irá identificar as necessidades dos alunos laudados, uma vez que nem todos necessitam de monitoria, levando em consideração sua autonomia e independência. “Vamos reorganizar o Centro Pós-Covid para que possamos ter uma equipe dedicada de Psicólogos e Assistentes Sociais para fazer o acompanhamento e triagem nas escolas”, explica o secretário.

Atualmente, a capacidade de contratação de monitores por parte da prefeitura é de 447 pessoas. Entretanto, somente 213 vagas foram preenchidas por falta de procura. Buscando uma solução efetiva, o edital de monitores para as escolas deverá ser lançado até o fim de abril, com a previsão de mais de 400 vagas.

“Manteremos as 347 vagas de estagiário, destinadas somente a estudantes de ensino superior e ensino médio magistério e teremos mais 400 Profissionais de Apoio Educacional (PAE), que são pessoas com ensino médio que receberão formação específica na Escola das Profissões. Assim teremos a capacidade de contratação de 747 pessoas”, afirma Teixeira.

Por fim, a Prefeitura está trabalhando na elaboração de um decreto, construído em parceria com o Ministério Público e as associações que representam os diferentes tipos de necessidades especiais, que deverá normatizar a distribuição de crianças por turma e de monitores.

Foto: Michel Sanderi