Prefeitura é reconhecida com o Prêmio Sebrae pela Escola das Profissões

Programa oportuniza formação profissional gratuita aos passo-fundeses

A Prefeitura de Passo Fundo foi reconhecida, nesta quarta-feira à noite (27), no Prêmio Prefeitura Empreendedora, promovido pelo Sebrae. O Município esteve entre os finalistas na categoria Inclusão Produtiva com a Escola das Profissões, programa que possibilita a profissionalização gratuita para a população. Foram 41 municípios finalistas, distribuídos em 10 categorias.

“A Escola das Profissões é um programa focado no desenvolvimento e, sobretudo, em melhorias para a vida das pessoas. Com ele, oferecemos oportunidades a partir das qualificação profissional, facilitando o acesso ao mercado de trabalho, à renda e ao empreendedorismo" disse o prefeito Pedro Almeida.

A Escola das Profissões oportuniza formação profissional aos passo-fundenses dentro de um contexto de Cidade Educadora, que compreende a aprendizagem como forma de transcender barreiras e promover perspectivas para todos. “A Escola das Profissões é a primeira escola pública criada no âmbito das Cidades Educadoras. Sua relevância está no fato de que se ocupa em criar oportunidades para que todo passo-fundense possa ampliar sua empregabilidade. Destaco o eixo 1, Profissionais do Futuro, que oportuniza para jovens a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, o desenvolvimento de competências em áreas em franca expansão no mundo: internet das coisas e design de games! Além disso, os jovens aprendem inglês, mandarim e espanhol”, afirma o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira.

A educação profissional ofertada é um instrumento de transformação social, promovida pelos cursos, que são projetados para ir além do simples ensino, buscando inspirar as pessoas a se tornarem agentes de mudança em suas vidas e comunidades. “Estar entre os finalistas do prêmio promovido pelo Sebrae, uma instituição tão importante no Brasil que reconhece as melhores práticas, reafirma a certeza de que a gestão está no caminho certo. O prefeito Pedro Almeida sempre tem dito que não há dificuldade na oferta de vagas, o que existe é uma necessidade de uma melhor qualificação profissional. E é nesse sentido que o programa Escola das Profissões cumpre esse papel, porque ele qualifica as pessoas para que possam ter melhor empregabilidade e novas oportunidades de futuro”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira.