Prefeitura inaugura Escola Municipal de Educação Infantil Parque do Sol

Espaço amplia a oferta de vagas na rede municipal de ensino e beneficia dezenas de famílias da região

A Prefeitura de Passo Fundo inaugurou nesta quarta-feira (06) a Escola Municipal Parque do Sol, beneficiando dezenas de famílias da região do Bairro Integração com novas vagas para a Educação Infantil. A obra é uma conquista do poder público e dos moradores, que se mobilizaram nos últimos anos para a conclusão da escola. O projeto integrava inicialmente um programa do governo federal e, depois, foi assumido pelo Município para que a obra pudesse ser concluída e entregue à comunidade.

"O que estamos vivendo é a realização de um sonho da cidade e, especialmente, desta comunidade, que foi persistente e esteve ao lado da Prefeitura em todos os momentos. Hoje comemoramos o início das atividades desta escola, que significa um grande apoio para o desenvolvimento das crianças da região. Como Cidade Educadora, temos o compromisso de colocar a educação como um agente transformador da comunidade e da própria cidade e estamos fazendo isto”, enfatizou o prefeito.

A construção da Escola foi iniciada em 2015, dentro do programa Pró-Infância, do Governo Federal. A maioria dos projetos em todo o país, porém, foi interrompida e as obras ficaram paralisadas durante anos, como lembrou o deputado federal Luciano Azevedo e prefeito à época: "A conclusão da escola é uma conquista significativa para a comunidade. A administração do prefeito Pedro enfrentou desafios e superou adversidades, tornando possível a finalização da escola. Ela beneficiará centenas de pessoas, proporcionando educação e oportunidades para o desenvolvimento de todos", enalteceu o deputado.

Uma das lideranças que lutou pela conclusão da escola foi o vereador Luizinho Valendorf, que valorizou o esforço do Município. “Como vereador, como líder comunitário, mas principalmente como morador do Parque do Sol, estou muito contente por ter feito parte da retomada desta obra tão importante para toda a região do Integração, mas principalmente para o Parque do Sol. Agradeço de forma muito especial ao prefeito Pedro Almeida pelo empenho, pelo comprometimento, por sempre lutar junto conosco pela retomada da obra. Fomos duas vezes à Brasília pedir autorização para a Prefeitura terminar a obra para a comunidade e isto é motivo de muito orgulho para todos nós”, acrescenta o vereador.

Conforme o secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a inauguração da Parque do Sol representa uma dupla conquista para a cidade. “A primeira é referente às ações de ampliação do número de vagas lideradas pelo prefeito Pedro através da construção de seis novas escolas. A segunda conquista é referente à própria história da escola que demandou um grande esforço da gestão pública municipal junto ao governo federal para obter a liberação para que finalizássemos a obra com outro método construtivo”, frisou o secretário.

A escola desenvolverá um trabalho com foco no protagonismo infantil utilizando metodologias ativas embasadas na educação para a sustentabilidade, através de projetos práticos e lúdicos, idealizando a construção de hortas e plantio de árvores frutíferas dentro e no entorno da escola, visando práticas voltadas à transformação social.

A Emei Parque do Sol inicia seus trabalhos com uma equipe qualificada formada por serventes, cozinheiras, secretário de escola, auxiliares e monitores escolares. O corpo docente é formado por oito professores e uma Coordenadora Pedagógica, tendo à frente da direção a professora Ana Lúcia Neitzke. O atendimento inicial será feito a 84 alunos, sendo duas turmas em turno integral.

Histórico

A construção da Escola Parque do Sol teve início em 2015, dentro do programa Pró-Infância, do Governo Federal. Em muitos municípios, como Passo Fundo, os projetos foram interrompidos.

A partir de 2018, na gestão do ex-prefeito Luciano Azevedo, o Município passou a lutar pela autorização do governo federal para assumir a obra. Foram inúmeras tratativas junto ao FNDE e ao Ministério da Educação até a abertura de novo processo licitatório.

Após três anos de tratativas, a Prefeitura obteve, em 2022, a autorização necessária do Governo Federal para dar sequência à construção da Emei.