Prefeito apresenta projetos da Educação de Passo Fundo para o Google e o Instituto Ayrton Senna

Em São Paulo, o Prefeito Pedro Almeida e o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, apresentam iniciativas e buscam parcerias para novas ações

O prefeito Pedro Almeida está realizando uma seria de agendas em São Paulo para apresentar iniciativas e buscar parcerias às ações da Prefeitura nas áreas da educação, inovação e tecnologia. Nessa terça-feira (5), junto com o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, ele esteve no Google e no Instituto Ayrton Senna.

Durante os encontros focados na educação, foram abordados os projetos construídos para tornar Passo Fundo referência na área como uma das Cidades Educadoras. Um deles, conforme o prefeito, é a Escola das Profissões, que oferecerá cursos de capacitação gratuitos à população. “Estamos muito felizes por avançar na criação da Escola das Profissões, que vai formar milhares de pessoas em diversos setores. As empresas em que estivemos receberam muito bem esse projeto e esperamos fazer parcerias importantes para o futuro da nossa cidade”, disse.

A Escola das Profissões será dividida em três eixos: o primeiro foi chamado de “profissionais do futuro”; o segundo, de “qualificare”; e o terceiro será constituído pelos cursos oferecidos em parceria com o Senai. Conforme o secretário de Educação, o Google manifestou interesse em conhecer mais o primeiro eixo. “No Google, a gente apresentou as nossas soluções baseadas em tecnologia para o planejamento e o acompanhamento da educação e conhecemos algumas soluções. Uma das questões pela qual demonstraram grande simpatia foi o primeiro eixo da Escola das Profissões. Numa possível parceria, poderemos criar um contexto de ensino de tecnologia e inovação para as crianças”, afirmou.

Segundo Adriano, além da Escola das profissões, foram apresentados os projetos de programação de computadores, que são trabalhados com os alunos da rede municipal. “No Instituto Ayrton Senna, a discussão foi ampliada para outras soluções para a educação. O Instituto apontou que as parcerias com os municípios-chave em determinadas regiões pode disseminar soluções para a educação e área próprios municípios. Então, ficaram encaminhadas agendas futuras para podermos fazer essa aproximação”, mencionou.

Tanto o Google quanto o Instituto Ayrton Senna manifestaram interesse na participação no Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia, que a Prefeitura fará no fim do ano envolvendo as escolas municipais. Ainda, falaram sobre a criação de canais de comunicação com outros municípios de outros estados para o compartilhamento das experiências de Passo Fundo.

A gerente de Contas do Google for Education, Alynne Silva, falou sobre a importância de uma parceria. “Conhecer os projetos educacionais de Passo Fundo foi ótimo, especialmente, por saber que o planejamento do prefeito Pedro Almeida e do secretário Adriano está alinhado com o Google for Education: transformar a educação e preparar nossas crianças para as profissões do futuro. Espero podermos construir uma história linda de sucesso, com o uso das ferramentas Google ajudando a concretizar essa visão”, disse.

Para o prefeito, a consolidação de parcerias fortalece os projetos de qualificação da educação, trazendo novas possibilidades. “Hoje, o foco da educação municipal é formar cidadãos para a solução dos problemas das suas comunidades e do mundo. Ao fomentarmos parcerias, estamos pensando em proporcionar mais ferramentas que vão ao encontro deste propósito”, considerou.

Confira os projetos da Educação
Saiba mais sobre as iniciativas da Prefeitura na área da Educação em: http://educapf.org/apresenta.