Passo Fundo concorre ao Prêmio Cidades Educadoras

A cidade participa da premiação internacional com dois projetos: o Prisma Espaço Geek e o RECREativo

Passo Fundo está entre as 53 cidades do mundo que concorrem ao Prêmio Cidades Educadoras. A lista de municípios selecionados foi divulgada pela Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) em fevereiro, após avaliação de projetos encaminhados.

A premiação busca reconhecer e dar visibilidade ao trabalho na área da educação, destacando as boas práticas que possam ser uma fonte de inspiração para outras cidades na construção de ambientes educadores. Passo Fundo inscreveu e teve duas iniciativas aprovadas: o Prisma Espaço Geek, inaugurado pela Prefeitura em agosto de 2021, e o projeto RECREativo, live periódica realizada pela Biblioteca Municipal Arno Viuniski.

O prefeito, Pedro Almeida, destaca que os dois projetos podem servir de inspiração para outras cidades na medida em que aproximam a sociedade da tecnologia, da cultura e da arte. “O Município, com um olhar para a educação como elemento transformador, criou espaços e ferramentas que dialogam com a contemporaneidade e podem ser utilizadas por todas as pessoas. Todas as cidades, para serem inteligentes, precisam ser educadoras, com indivíduos que solucionem desafios”, afirmou.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explicou os conceitos do Prisma Espaço Geek e do projeto Recreativo dentro dessa perspectiva. “O Prisma é um equipamento público destinado a toda população que explora linguagens contemporâneas como forma de ler e escrever o mundo. É um conceito bem avançado como espaço de formação e que antecipa aquilo que vai ser o futuro da educação e da relação das pessoas com o mundo, tendo como mote a cultura geek e a cultura maker. O RECREativo, por sua vez, cria um contexto de geração de conteúdo on-line relacionado à contação de história, à música e a outras atividades para que qualquer criança tenha acesso a bens culturais que não existem em sua escola, ao mesmo tempo que artistas passo-fundenses podem colocar a sua arte a serviço do outro”, considera.

A premiação é concedida a cada dois anos e constitui o reconhecimento máximo por parte da AICE a três experiências inovadoras e bem-sucedidas, de três cidades diferentes, que tenham resultados de impacto mensurável na melhora das condições de vida da população, em especial, àquelas de acordo com os princípios da Carta das Cidades Educadoras. Neste ano, as experiências são enquadradas no tema “Boas Práticas para a Promoção de Cuidado na Cidade";;.

As três propostas vencedoras serão conhecidas no mês de junho. A cerimônia de entrega de prêmios ocorrerá durante o XVI Congresso Internacional, que será realizado na cidade de Andong, República da Coreia, no mês de outubro de 2022.

O que significa concorrer ao prêmio

Das 506 cidades do mundo que fazem parte da AICE, 53 tiveram suas candidaturas admitidas à premiação. Entre elas, está Passo Fundo, que aderiu à Carta das Cidades Educadoras em abril do ano passado e já é uma das nove cidades brasileiras selecionadas para o prêmio.

Para Adriano, essa conquista possui dois significados importantes. “Já termos projetos selecionados evidencia que movimento de consolidar Passo Fundo como uma cidade educadora é favorecido pelo fato de a cidade já ter essa vocação. Além disso, a participação amplia a responsabilidade de articulação das ações dentro desse compromisso de cidade educadora nos pontos de vista político, econômico e cultural”, menciona.

A AICE busca auxiliar governos, prefeituras, secretarias e cidades a implementarem medidas voltadas ao desenvolvimento integral de seus habitantes, tendo a educação, a equidade e os direitos humanos como alicerces. Conforme o secretário, “as Cidades Educadoras representam um compromisso da cidade e do poder público com fazer de cada canto da cidade um espaço educador, onde as pessoas possam aprender e ensinar”.