Rede Municipal de ensino retorna às aulas

Na quarta-feira, cerca de 18 mil alunos retornam às aulas presenciais

A próxima quarta-feira (02) será de retomada das atividades presenciais para professores, alunos e servidores das escolas municipais de Passo Fundo. Depois de dois anos, as 72 instituições da rede municipal de ensino estão aptas e foram preparadas para receber os estudantes que, em razão da pandemia, ficaram afastados dos ambientes escolares.
De acordo com o secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, os protocolos de segurança estabelecidos ao longo do ano de 2021 e que permitiram a adoção de um formato híbrido e um retorno gradual às escolas públicas, estão mantidos para este período letivo. “O decreto estadual que regulamenta o setor da educação continuará sendo observado, o que implica o uso da máscara e a manutenção dos cuidados individuais de higiene, como a distribuição de álcool em gel para professores e alunos”, aponta ele.
Para Teixeira, as experiências vividas durante o ano passado capacitaram os profissionais de educação para este retorno presencial às instituições de ensino. “A comunidade escolar, de forma geral, está mais habituada aos procedimentos de segurança. Isso nos dá mais tranquilidade e segurança”, destaca o secretário, comentando também que a ampla adesão dos professores à vacinação contra a Covid-19 e o grande número de crianças que já receberam a primeira dose também são fatores importantes.
Obras nas escolas
Além dos aspectos de segurança sanitária, a Prefeitura também investiu em obras de revitalização e melhoria dos espaços físicos das escolas. O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, que acompanhou o andamento das ações em diversas instituições, acredita que é fundamental dar todas as condições adequadas para que o ensino ocorra de forma integral. “Uma das nossas preocupações é, certamente, com a qualidade estrutural das nossas escolas. Por isso, entre os meses de janeiro e fevereiro, foram feitas mais de 70 obras em pelo menos 20 locais”, ponderou.
O prefeito também citou a instalação das mais de 140 câmeras de videomonitoramento em todas as escolas, garantindo mais segurança para a comunidade escolar e para o patrimônio público. “A Prefeitura está investindo em tecnologia, na criação de espaços modernos e inovadores de ensino e aprendizagem. Por isso, as câmeras se tornaram fundamentais, porque além de aumentar a sensação de segurança no ambiente escolar, os equipamentos atuam na prevenção e preservação desse patrimônio”, reiterou Pedro.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, o entorno das escolas também recebeu atenção. “Fizemos a pintura de faixas de segurança para melhorar a sinalização viária e o deslocamento dos estudantes nas áreas próximas a todas as escolas da rede municipal de ensino. Também trabalhamos na manutenção dos pátios e dos jardins dos educandários para que eles recebam os alunos com toda a qualidade possível”, relatou o secretário de Educação.
Outra novidade informada por Teixeira é a criação de uma equipe interna na Secretaria de Educação que será responsável pelos trabalhos de manutenção das escolas. “Isso nos possibilitou criar um cronograma de obras de pequeno e médio porte que serão efetivadas até o final deste ano. É um trabalho permanente de melhoria física nas nossas instituições”, defende.

Formação continuada dos professores
Para o secretário de Educação, além de garantir a melhoria física das escolas, é fundamental investir na formação e capacitação continuada dos professores que atuam na rede. Por isso, reforça Teixeira, o ano de 2022 iniciou com muito movimento neste sentido. “Realizamos formações continuadas com os gestores das escolas, depois trouxemos os professores do ensino infantil e do fundamental para discutir com a Secretaria os grandes projetos previstos para este ano letivo”, falou.
Entre os temas abordados nestes encontros de qualificação, o da avaliação diagnóstica e o Centro de Educação Pós-Covid-19 foram os principais. “São dois aspectos centrais que, posteriormente, vão se multiplicar em diferentes frentes de trabalho. Um exemplo deste desdobramento é a ação que estamos chamando de ‘Professores Youtubers’, que vão receber as demandas de toda a rede de educação e criar conteúdos digitais para auxiliar aqueles estudantes que apresentam algum tipo de dificuldade na aprendizagem”, explicou o secretário.