Yamandu Costa inspira criação de Escola de Música

Vencedor do Grammy latino em 2021, o passo-fundense Yamandu participou do lançamento do projeto

Gênio da música mundial e vencedor do Grammy Latino em 2021, o passo-fundense Yamandu Costa inspirou a criação da Escola Pública de Música em sua cidade natal. A iniciativa, lançada nesta quinta-feira (24) de forma on-line, vai apresentar o poder transformador da música a milhares de crianças da rede pública de Passo Fundo.

Ao saudar Yamandu como uma grande referência e motivo de orgulho para a cidade, o prefeito Pedro Almeida enfatizou que a Escola de Música contribuirá com o desenvolvimento integral dos alunos. ";;O Yamandu é uma grande inspiração para todos nós e a música nos acompanha por toda a vida, estando presente nas nossas experiências. Ela pode fazer muito mais na vida das crianças, interferindo positivamente no seu desenvolvimento";;, afirmou.

Lembrando a trajetória do pai, Algacir Costa, que formou muitos músicos em Passo Fundo, Yamandu ressaltou a alegria em receber a homenagem. “É uma felicidade imensa ter uma escola de música pública, dar oportunidade a jovens que tenham acesso a esse idioma universal e transformador da vida da gente. Meu agradecimento e votos de que seja uma realização de todos e para o bem de todos!”, enfatizou o músico. 

O secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, destacou que, quando se pensa no desenvolvimento integral das pessoas, a arte assume um papel especial. “A sensibilidade, o senso estético, a disciplina, a organização são alguns dos benefícios que a aprendizagem de música pode trazer para nossas crianças e adolescentes”, afirmou. 

É importante, conforme reforça o secretário Adriano, resgatar que a Escola Pública de Música Yamandu Costa é uma iniciativa da Prefeitura que contempla a ideia de “educar o território”, próprio das cidades educadoras, uma vez que acolherá alunos de outras redes públicas também.

Conheça o projeto

Quatro escolas de Ensino Fundamental foram selecionadas para receber as aulas de música. São elas: Senador Pasqualini, Cohab Secchi, Benoni Rosado e Wolmar Santon. A escolha dessas instituições foi realizada com a divisão da cidade em quatro quadrantes. ";;Uma escola em cada quadrante foi definida para acolher o projeto. Entretanto, ele deverá acolher alunos de outras escolas, inclusive da rede estadual de ensino ou instituições assistenciais, uma vez que se organiza a partir de uma dimensão de cidade educadora e, como tal, tem o território como espaço de ação.”, salienta o secretário de Educação.

Os estudantes que tiverem interesse em fazer parte da iniciativa terão acesso a quatro modalidades de ensino de música, que contemplam instrumentos de cordas, cordas friccionadas, percussão e sopro. Para isso, entre as segundas e quintas-feiras de cada semana, quatro professores, em sistema de rodízio, irão até as escolas selecionadas para ministrar as aulas.

Conforme explica Adriano, na sede da Escola de Música Yamandu Costa, localizada no Parque da Gare,  será realizado um trabalho específico e aprofundado com os alunos que apresentarem maior aptidão nas escolas do quadrante. ";;Nas sextas-feiras, os alunos que se destacarem vão poder estar no conservatório para compor conjuntos musicais formados por crianças e jovens da rede pública  de educação";;, enfatiza.

Neste momento, as escolas estão em fase de adaptação de infra-estrutura e estão  sendo providenciados os detalhes que viabilizam a iniciativa, como a compra dos instrumentos e a contratação dos músicos responsáveis pelo projeto. O início das atividades nas escolas é programado para o segundo trimestre do ano. Já no terceiro trimestre, haverá a abertura das atividades na sede da Escola, reunindo os estudantes com destaque.


Trajetória de Yamandu

A Escola de Música reconhece e valoriza a trajetória do violonista e compositor passo-fundense Yamandu Costa. Filho de músicos, ele cresceu em meio à música e fala sobre como esse universo pode transformar as crianças. ";;A música, independentemente de tê-la ou não como profissão, é uma grande companheira e uma manifestação que une as pessoas. Acredito que a música tem esse papel de melhorar o dia a dia e o sentimento das pessoas. Esses jovens descobrirão uma linguagem que transforma o mundo";;, afirma Yamandu.

O pai de Yamandu, Algacir Costa, era educador e líder do grupo Os Fronteiriços. A mãe, Clary Costa, por sua vez, é cantora. A criação do compositor foi dentro de um caldeirão de música, e o seu caminho não seria diferente.

Yamandu começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai. Aos 17 anos, apresentou-se em São Paulo pela primeira vez, no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil. E, a partir daí, passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro, tocando de choro à música clássica brasileira, milongas, tangos, zambas e chamamés.

Ele esteve nos mais importantes palcos do Brasil e do mundo, participando de grandes festivais e encontros. Também foi vencedor dos mais relevantes prêmios da música brasileira, tornando-se reconhecido internacionalmente.

Para Yamandu, ser referência para a Escola de Música da rede municipal de educação é manter no tempo a contribuição do seu pai enquanto educador. ";;Me sinto muito honrado. Tudo isso me remete à memória do meu pai. Ele sempre foi a minha grande ligação com Passo Fundo e um educador nato, que formou muitas pessoas na cidade. Ele queria disseminar a linguagem da música";;, destaca.

Confira o que dizem músicos e personalidades da Cultura sobre a Escola de Música Yamandu Costa: 

Renato Borghetti, músico instrumentista:

“O Yamandu, como passo-fundense, é um orgulho para nós e tenho certeza de que os passo-fundenses também têm esse sentimento bonito de ter um filho da terra tão conhecido e levando a cultura e a música para o mundo. Acho bárbaro esse projeto que leva para os jovens cultura, música e cidadania. A cidadania não existe sem a memória e acho que, junto com esse projeto vem a memória, a figura do Algacir Costa, pai do Yamandu, que abriu também essa porteira do ensino, do estudo, que o Yamandu segue de uma forma tão bonita. Parabéns a Passo Fundo, ao Yamandu, aos passo-fundenses e vida longa pra Escola Pública de Música Yamandu Costa!”

Guinha Ramires, músico multiinstrumentista:

“Sou natural de Carazinho e passei boa parte dos meus 50 anos de carreira como músico em Passo Fundo. Aprendi muito de música, tive boas amizades, e aprendi muito com o pai deste grande mestre, Yamandu Costa. Parabéns, Passo Fundo, pela iniciativa!”

Beatriz Araujo, secretária de Estado da Cultura:

“A Escola Pública de Música Yamandu Costa envolverá profissionais da música, alunos, jovens talentos que serão descobertos, assim como apreciadores da boa música. Essa iniciativa se faz muito importante e a Secretaria de Estado da Cultura não poderia deixar de dar os parabéns para os realizadores”

Alegre Corrêa, músico, vencedor do Grammy Awards em 2009:

“Senti uma alegria muito grande ao saber que Passo Fundo, minha cidade natal, está lançando um projeto educativo inovador, um avanço para a sociedade. A música é uma ferramenta fantástica para desenvolver muitas coisas importantes para nossas crianças e adolescentes: disciplina, sensibilidade, consciência de grupo. Através dessa homenagem a esse mestre da música, nascido em Passo Fundo, a administração de Passo Fundo está lançando uma maravilha que estamos prestes a ver e a vivenciar. Parabéns a todos os envolvidos nesse grande projeto!”