Passo Fundo entre as melhores do Estado na alfabetização

Escola Zeferino Demétrio Costi é premiada no Alfabetiza Tchê 2025

A Educação Municipal de Passo Fundo alcançou mais um importante reconhecimento: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Zeferino Demétrio Costi foi premiada no Prêmio Alfabetiza Tchê 2025, promovido pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. A escola se destacou entre as 200 melhores instituições de ensino do Estado no processo de alfabetização, com base nos resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) 2023.

Com um Índice de Qualidade da Alfabetização (IQAe) de 89,77, a EMEF Zeferino Demétrio Costi demonstrou o compromisso da rede municipal de ensino com a formação dos estudantes nos primeiros anos da vida escolar. O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, destacou a importância da conquista para o município. "Este prêmio é um reflexo do esforço coletivo de professores, estudantes, gestores e famílias, que acreditam na educação como um pilar essencial para o desenvolvimento. O compromisso da gestão do prefeito Pedro Almeida é seguir investindo em práticas inovadoras e qualificadas para que cada criança tenha acesso a um ensino significativo e transformador", enaltece Teixeira.

A cerimônia oficial de premiação ocorreu nesta terça-feira (2), no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. “Este reconhecimento é fruto do compromisso de toda a comunidade escolar, do trabalho incansável dos professores, da dedicação dos estudantes e da parceria com as famílias. A educação de Passo Fundo segue firme no propósito de transformar a educação pública, garantindo uma alfabetização com sentido, afeto e qualidade”, descreve o prefeito Pedro Almeida.

No mesmo evento, a Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo também será homenageada com o Selo Ouro do MEC, pelo compromisso com a alfabetização de qualidade, e com o Selo Petronilha, em reconhecimento às ações voltadas à educação para as relações étnico-raciais. “Mais duas conquistas que reforçam o protagonismo da nossa rede!”, destaca o secretário.

Os eventos fazem parte da programação do 35º Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, promovido em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS).